spot_img

Pix: novo meio de pagamento do BC permitirá saques no comércio

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou nesta segunda-feira (22) que o novo modelo de pagamentos instantâneos, Pix, irá permitir o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais.

A funcionalidade tem o intuito de reutilizar o dinheiro no varejo e de ampliação da capacidade, comunicou o BC. De acordo com o presidente da autoridade monetária, mais detalhes sobre o Pix serão divulgados na próxima reunião sobre o meio de pagamento eletrônico.

“As regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do Fórum PI, em agosto”, afirmou Campos Neto, durante abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos.

“Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do Pix novas possibilidades”, destacou o economista.

“Confio que as instituições participantes desenvolverão modelos de negócio e estratégias interessantes e economicamente atrativas, ofertando o Pix às empresas de modo a refletir o baixo custo e agregar serviços que gerem valor para os clientes”, acrescentou Campos Neto.

BC anuncia novo meio de pagamento eletrônico, o Pix

O Banco Central do Brasil anunciou em fevereiro deste ano o lançamento do novo modelo de pagamento. Atualmente, 980 instituições financeiras participam do processo de adesão ao sistema. Campos Neto destacou que o objetivo do Banco Central é internacionalizar e digitalizar o mercado de pagamentos.

A autoridade monetária espera que as transferências, inclusive entre bancos diferentes, e pagamentos sejam realizados em dez segundos. Os pagamentos poderão ser feitos em qualquer horário, incluindo aos finais de semana. A previsão é que a tecnologia comece a funcionar em novembro.

O presidente da autoridade monetária afirmou que as instituições financeiras  que tiveram o pedido negado poderão tentar novamente em 1º de dezembro.

“Entendemos que a sociedade demanda instrumentos de pagamentos que sejam baratos, seguros, rápidos e transparentes. Além do Pix, temos o Open Banking em paralelo e pensamos em simplificação e evolução do sistema cambial”, salientou o economista.

“Iremos divulgar o regulamento definitivo no próximo mês, proporcionando plena clareza em relação às regras do arranjo para o seu lançamento”, afirmou Campos Neto.

A BC autorizou que as instituições financeiras realizem ações informativas e educacionais sobre o Pix. Entretanto, publicidades e campanhas de marketing relacionadas a oferta específica de serviços deverão ser disponibilizadas somente após a divulgação definitiva do manual de utilização da marca, com data prevista para julho.

Fonte: Suno

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais