spot_img

Pix vai impulsionar fintechs no Brasil, dizem especialistas

Em debate sobre o cenário das fintechs no Brasil, realizado nesta quinta-feira, 22, como parte do evento Future of Money, da EXAME, especialistas no assunto citaram o Pix como um sistema capaz de revolucionar este mercado.

“O Pix vai desbloquear muita coisa, não apenas para o PicPay mas para o mercado, para o ambiente de fintechs como um todo, e quem mais tem a ganhar são os usuários, são os consumidores”, disse Anderson Chamon, cofundador da empresa de pagamentos.

“No PicPay, a gente vê o Pix com muito bons olhos. Ele vai permitir uma inclusão gigantesca do mercado. Hoje, arredondando, metade da população brasileira não tem acesso a serviços financeiros básicos e ainda está muito conectada ao dinheiro de papel. O Pix vai permitir a inclusão de boa parte dessas pessoas e, na minha opinião, serviços financeiros básicos são serviços essenciais”, completou.

André Maciel, sócio do SoftBank, concorda com o impacto positivo do Pix para o mercado, mas cita também o ganho que o novo sistema vai gerar para o governo:

“O Pix vai mudar o mercado, até porque tem muito incentivo do Banco Central do Brasil. Na Índia, o banco central local chegou a retirar de circulação parte das notas, e a digitalização que acontece com isso é benéfica para o sistema financeiro como um todo, e é benéfica também para o governo, que não é bobo e sabe que a digitalização aumenta muito a arrecadação de impostos”, comentou.

Outro convidado do debate, Fred Pompeu, sócio do BTG Pactual e responsável pelo boostLAB, citou também o Open banking como inovação capaz de melhorar o ecossistema das fintechs no Brasil:

“O Open banking vai permitir um acesso a dados que será revolucionário para as fintechs. Os grandes bancos têm, hoje, uma espécie de monopólio de dados, justamente por causa dessa concentração muito grande de consumidores. A partir do momento que você tem acesso a dados que antes ficavam concentrados em um número reduzido de players, você consegue expandir e deixar o mercado ainda mais competitivo do que já é hoje”.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais