spot_img

Preços descontrolados atraem bilhões para fundos de dívida deslocados

Artigo de Paul Davidson*

Highbridge Capital Management, Sculptor Capital Management e Knighthead Capital Management estão entre os fundos de investimento que levantam montanhas de dinheiro fresco para comprar empréstimos, títulos e outras formas de crédito com preços incorretos que foram descartados na derrota de março. Eles estão acumulando em lotes de US $ 200 milhões a US $ 2,5 bilhões para ir atrás de dívidas deslocadas, e a maioria tem como objetivo colocar o dinheiro diretamente para funcionar.

“É como se fosse 2009 tudo de novo – alguns dos documentos são iguais”, disse Timothy Clark, do escritório de advocacia Dechert LLP, voltando à última crise financeira quando investidores de crédito obtiveram lucros consideráveis ??em questão de meses. “Aqueles que levantam fundos antes, mesmo que não sejam os mais talentosos, obtêm os maiores retornos”, disse Clark, que representa clientes em captação de recursos e formação de fundos.

Os gerentes de investimento normalmente não têm permissão da Comissão de Valores Mobiliários para discutir publicamente seus esforços de captação de recursos, mas as empresas relatadas pela Bloomberg estão buscando dinheiro para as carteiras de deslocamento de crédito:

  • Highbridge Capital, que está lançando dois fundos, totalizando cerca de US $ 2,5 bilhões
  • Sculptor Capital, o antigo negócio de fundos de hedge de Och-Ziff, que captou mais de US $ 1 bilhão em seus fundos de crédito existentes
  • Varde Partners, lançando um fundo de deslocamento de crédito de US $ 500 milhões a US $ 1 bilhão
  • Knighthead Capital, buscando US $ 450 milhões para um fundo de dívidas em dificuldades
  • Greywolf Capital Management, coletando até US $ 400 milhões para um novo fundo de crédito em dificuldades
  • Bardin Hill Investment Partners, que levantou US $ 300 milhões para ir atrás de situações especiais e estressar créditos
  • Silverback Asset Management, preparando um fundo de US $ 200 milhões para crédito problemático

Além disso, a York Capital Management no mês passado superou sua meta de captação de recursos para um fundo de dívidas angustiado que agora ultrapassa US $ 1 bilhão em ativos, de acordo com uma pessoa familiarizada com a situação, que pediu para não ser identificada discutindo um assunto privado.
Os alvos pretendidos não são necessariamente empresas em dificuldades. Os deslocamentos podem incluir emissores de dívida de alto nível com preço bem abaixo do que deveriam estar, com base nos fundamentos dos negócios ou em relação a outros ativos. As anomalias também podem incluir preços e rendimentos que se afastam muito de suas médias de longo prazo.

“Sempre que você vê extrema volatilidade e cenários negativos, geralmente é um bom momento para colocar dinheiro para trabalhar”, disse Jason Dillow, diretor executivo do fundo de hedge de crédito Bardin Hill Investment Partners, que administra US $ 9,3 bilhões. Dillow se recusou a comentar sobre os esforços de captação de recursos de sua empresa.

Os fundos de deslocamento normalmente têm períodos mais curtos de cerca de três anos, em vez dos tradicionais de sete a 10 anos, disse Clark, de Dechert. Eles são estruturados com as mesmas taxas, mas os retornos são mais rápidos à medida que o dinheiro é colocado para trabalhar imediatamente nas oportunidades do momento.

Os investidores que alimentam dinheiro com os novos fundos precisam se sentir confortáveis ??com as incertezas imediatas e vêem a mesma oportunidade que as empresas que distribuem o dinheiro, disse David Nissenbaum, co-chefe do grupo de gerenciamento de investimentos do escritório de advocacia Schulte Roth & Zabel.

Essas empresas geralmente não são estranhas a situações problemáticas. Knighthead é um dos detentores de dívida mais ativos na reestruturação de falências da PG&E Corp. Mas, durante anos, havia pouco ou nada para comprar, com baixas taxas de juros e condições fáceis que mantinham as empresas à tona.

Após as interrupções do mês passado, alguns gerentes não estão perdendo tempo distribuindo seu dinheiro.

A Angelo Gordon & Co. iniciou uma farra de compra de dívidas no final do mês passado, apostando que o plano abrangente do Federal Reserve de conter as conseqüências econômicas do disseminado coronavírus acalmaria os mercados financeiros. A maior parte dos ativos com classificação de investimento adquiridos era negociada com descontos e recuperada após a ação do Fed.

Até Howard Marks, reitor de investimentos angustiados do Oaktree Capital Group, que estava aconselhando cautela recentemente na semana passada, agora está dizendo que é hora de parar de jogar na defesa.

“A oportunidade colocada em nosso canto do mundo é tão boa quanto eu já vi”, disse Dillow, de Bardin Hill. “E não parece estar diminuindo tão cedo.”

*Paul Davidson é um macroeconomista americano que foi um dos principais porta-vozes do ramo americano da escola pós-keynesiana de economia. Ele é um escritor prolífico e interveio ativamente em importantes debates sobre política econômica a partir de uma posição muito crítica à economia convencional

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais