spot_img

Prejuízos causados por tsunami em Tonga são extensos, temem-se mais mortes

Foram confirmadas duas vítimas desde a erupção de vulcão no arquipélago do Pacífico

As ilhas menores exteriores do arquipélago de Tonga sofreram prejuízos extensos após uma gigantesca erupção vulcânica seguida de um tsunami, com a destruição inteira de uma vila e muitas construções desaparecidas, afirmou um diplomata do país na terça-feira.

O número de mortos confirmado é de duas pessoas, mas duas fotos tiradas pela aeronave de reconhecimento da Força de Defesa da Nova Zelândia (NZDF) mostraram cenas “alarmantes” de uma vila destruída em Mango Island e de construções desaparecidas na ilha próxima de Atata, afirmou o vice-diretor da missão diplomática de Tonga na Austrália, Curtis Tu’ihalangingie.

“As pessoas entram em pânico, correm e ficam feridas. Possivelmente haverá mais mortes e nós apenas rezamos para que não seja o caso”, disse Tu’ihalangingie à Reuters.

Tonga deve emitir pedidos formais de ajuda em breve, mas enquanto isso não ocorre a Nova Zelândia afirmou que dois navios, o HMNZS Wellington e o HMNZS Aotearoa, haviam saído do país com suprimentos de água, equipes de resgate e um helicóptero.

A polícia de Tonga disse ao Alto Comissariado da Nova Zelândia que o número de mortos da erupção de sábado e tsunami era de duas pessoas, mas como as comunicações com o arquipélago no Pacífico Sul estão cortadas, a extensão verdadeira das vítimas não estava clara.

O ministro australiano para o Pacífico, Zed Seselja, disse que as autoridades de Tonga esperam retirar pessoas das ilhas de Ha’apai, que estão isoladas e inundadas, e das ilhas exteriores do arquipélago, onde as condições estão “muito duras, assim entendemos, com muitas casas destruídas pelo tsunami”.

Fonte: Reuters

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais