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Principais desafios em um mercado de M&A aquecido

Depois que os negócios caíram drasticamente durante a pandemia, o mercado de fusões e aquisições (M&A) está novamente em alta. A incerteza econômica e o desconforto com a tomada de decisões com base em videoconferências fizeram com que muitos adiassem a negociação nos últimos dois anos. No entanto, o mercado aqueceu desde o final do ano passado, dada uma economia mais estável e uma forte rentabilidade das empresas. Estes fatores resultaram as fusões e aquisições a níveis sem precedentes, mesmo durante a temporada de impostos, as empresas estão fechando negócios.

Mas para o empresário que está pensando em entrar de cabeça em um M&A, é bom ter alguns conceitos claros em mente:

Esteja preparado para o mercado de compras

O mercado está inundado de proprietários que desejam se aposentar nos próximos cinco anos. Muitas empresas têm de um a cinco sócios e ninguém dentro da empresa está pronto para assumir o controle. Sucessão, muitas vezes, é um grande problema. Como resultado, há uma maior oferta de empresas sendo vendidas do que de compradores, o que tem empurrado os preços para baixo. Os vendedores esperam obter 1 vez a receita, os compradores esperam pagar 0,8 vezes ou menos.

Evite armadilhas para compradores inexperientes

Mesmo neste mercado, pode haver obstáculos para os compradores. Por exemplo, muitos que são novos na compra de uma empresa podem não entender o nível de recursos necessários. As empresas que estão acostumadas a operar com seu fluxo de caixa terão que reunir o capital necessário. Para uma aquisição de US$ 2 milhões, o comprador pode precisar de US$ 500.000 em capital.

Os negócios também podem encalhar se todos os parceiros não estiverem completamente por trás da ideia de adquirir uma determinada empresa ou mesmo de fazer qualquer aquisição. O sócio-gerente pode estar a bordo, mas outros podem hesitar, mas o tempo mata todos os negócios, então aqueles que não estão prontos para atacar podem perder perspectivas promissoras.

Certifique-se de que as culturas estejam alinhadas

As empresas compradoras devem investigar áreas críticas, como as abordagens de tecnologia e atendimento ao cliente de uma empresa-alvo, antes de fechar um negócio, porque culturas incompatíveis podem causar problemas mais tarde. O sucesso também pode depender dos parceiros de vendas e de sua atitude em relação à fusão. Um parceiro integrado que é um líder para o acordo pode inspirar seu pessoal a abraçar a mudança. Se alguém não está disposto a aceitar novos processos ou abordagens, no entanto, os funcionários que eles trazem muitas vezes também não estão motivados a fazê-lo.

A transparência desde o início pode ser crucial para garantir que os funcionários se tornem membros efetivos da empresa.

Seja mais flexível sobre ser um bom ajuste para a empresa adquirente

Os vendedores geralmente chegam a um acordo com uma lista de desejos. Por exemplo, eles podem não estar dispostos a mudar de escritório, adaptar suas operações a novos processos ou aceitar que alguns funcionários podem não ser contratados pela empresa compradora. Todos esses requisitos eliminam uma porcentagem do mercado comprador, eles reduzem o valor porque é menos provável que você encontre um comprador interessado.

Em particular, os vendedores devem se lembrar de que é tudo uma questão de talento. Há uma década, as fusões e aquisições eram motivadas pelo desejo de adquirir clientes. Hoje, por causa da escassez de talentos, os compradores podem não estar mais interessados em uma empresa se o proprietário planeja se aposentar imediatamente. O comprador pode estar conquistando novos clientes, mas também pode precisar da ajuda do vendedor para atendê-los. Como resultado, a disposição de permanecer com a nova empresa durante e além do período de transição pode ser uma vantagem competitiva para uma empresa vendedora.

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