spot_img

Rappi e Linx se unem para ajudar shoppings fechados

Empresa também alavancou parcerias com WhatsApp, B2W e Mercado Livre para levar lojistas ao e-commerce. Vendas online estão 25% maiores que na Black Friday

A empresa de software de gestão de varejo Linx se uniu à startup de marketplace e entregas Rappi para permitir que lojistas de shopping consigam vender mais facilmente seus produtos.

Os lojistas clientes da Linx já conseguiam vender pela Rappi desde janeiro. Com a pandemia, a parceria foi intensificada — e se tornou necessária como nunca. Os lojistas de shopping estão entre alguns dos mais afetados pelo isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Com as lojas praticamente inoperantes, já foram mais de 20 bilhões de reais perdidos durante a pandemia, segundo cálculos da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Com um serviço de geolocalização, potenciais compradores em áreas vizinhas aos shoppings que tenham o app da Rappi instalado recebem notificações oferecendo produtos que estão nos estoques dos estabelecimentos. Redes como Natura, Ri Happy e Hering são algumas das clientes da Linx usuárias da solução. A parceria foi divulgada em primeira mão à EXAME.

“Neste formato, o entregador do Rappi vai até a porta do shopping, mesmo fechado, e pega o pedido com um funcionário da loja”, diz Jean Klaumann, vice-presidente de digital da Linx. “E a oferta é personalizada, só aparece para os clientes daquela área.”

Os desafios da quarentena
Os esforços da Linx e de seus clientes na pandemia tornaram-se um retrato do varejo brasileiro nos tempos de isolamento. A empresa tem como clientes tanto varejistas de setores em alta, como farmácia, pet shop e lojas de conveniência, a segmentos em maior dificuldade, como os lojistas de shopping,

A parceria com a Rappi foi uma das frentes em meio à “operação de guerra” à qual a Linx vem recorrendo para ajudar seus lojistas clientes, outrora focados sobretudo no varejo físico, a vender pela internet.

De uma hora para outra, uma série de varejistas se viu forçada a uma digitalização em tempo recorde — levando a uma projeção de mais de 90% de queda no faturamento das empresas clientes da Linx em abril. “Estamos em uma espécie de operação de salvamento junto aos clientes, para oferecer todo o ferramental para que eles continuem vendendo”, diz Alberto Menache, presidente da Linx.

Muitas empresas clientes já tinham alguma experiência online, mas não se pode dizer que alguém estava totalmente preparado para mais de um mês de lojas fechadas. Mesmo em setores que viraram estrelas na pandemia, como as farmácias, mudanças bruscas estão sendo feitas nas últimas semanas: a Linx fechou durante a quarentena uma parceria para venda de itens de farmácias clientes no marketplace da B2W, dona de Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Há cerca de 15.000 farmácias clientes na Linx, muitas com mais de 60.000 produtos. “Quase todas já tinham seu motoboy para as entregas, mas tinham dificuldade em oferecer os produtos na internet”, diz Klaumann.

O segmento de farmácias vem sendo um dos mais requisitados durante a pandemia. Ainda que as farmácias continuem abertas, itens como álcool em gel chegaram a ter alta de 4.000% no número de pedidos online, segundo a empresa de inteligência Compre&Confie. Mas o setor ainda estava pouco presente online: o segmento de saúde teve alta de 131% na receita online em março, mas ainda responde por 2,7% do total da receita no e-commerce brasileiro. Em março de 2019, essa fatia era de somente 1,2%.

Também durante a pandemia, A Linx fechou uma parceria com o Mercado Livre para integrar o estoque das lojistas clientes ao marketplace argentino, que responde por mais de um terço das vendas online no Brasil. Parceria semelhante já existe também com o Magazine Luiza, que tem pouco mais de 10% do e-commerce nacional.

Apesar da queda em alguns setores, as vendas online estão crescendo em todas as categorias, diz Klaumann, em parte como compensação pelas perdas no varejo físico. As vendas online pelas plataformas da Linx estão 25% maiores até mesmo do que em novembro, quando acontece a Black Friday, a data de ouro do e-commerce brasileiro.

“A tônica em abril foi amplificar um pouco essa relação entre online e offline, continuar vendendo o estoque que já está na loja física”, diz. “Todos os setores precisam vender o que têm na loja. Em empresas de moda, por exemplo, muito do que está lá é coleção verão: se o lojista não vender agora, é mais difícil vender depois”.

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/linx-se-junta-ao-rappi-para-ajudar-lojas-de-shoppings-a-vender-estoque/

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais