spot_img

Redes NAS o compartilhamento das startups e PMEs

NAS, que significa Sistema de Armazenamento Conectado em uma Rede, possui um sistema operacional próprio para controlar onde os dados são gravados e prover opções de gerenciamento

O que startups e PMEs ganham implantando redes NAS?

Atualmente, as redes de computadores estão presentes cada vez mais não só nas organizações, mas também nas residências, onde torna-se comum o compartilhamento de informações e internet com outros dispositivos.

NAS, que significa Sistema de Armazenamento Conectado em uma Rede, possui um sistema operacional próprio para controlar onde os dados são gravados e prover opções de gerenciamento. Podemos traçar um comparativo como sendo um drive de um computador na rede que o usuário está conectado.

São soluções que permitem gerenciar e distribuir o armazenamento dentro de uma rede privada criando regras de acesso e compartilhamento de arquivos entre todos os usuários e que, em alguns casos, fornecem acesso remoto (cloud privado).

Outro fator importante na utilização de NAS são os modelos que apresentam redundância de armazenamento, ou seja, implementam um RAID para ter ainda mais segurança nos dados armazenados. RAID é uma sigla que significa Redundant Array of Independent Disks, ou seja, conjunto redundante de discos independentes que, uma vez habilitado, permite conectar duas ou mais unidades no sistema e configurá-los para duplicar (ou espelhar) automática e instantaneamente os seus dados para fazer um backup em tempo real, por exemplo.

Voltando ao NAS, por possuir um sistema operacional próprio, a parte de gerenciamento da integridade dos dados é deixado a cargo do NAS, liberando processamento dos computadores na rede para os usuários. Outra vantagem é a concentração dos dados/arquivos em um único lugar, gerenciando sua utilização dentro da empresa. São soluções indicadas para residências e também escritórios (micro, pequeno e médio porte). O NAS foi desenvolvido para gerenciar tráfego de dados proveniente da rede, sem sobrecarregar o computador com esta operação.

Os sistemas NAS são perfeitos para PMEs e startups. Eles são simples de operar, dispensando a presença de um profissional de TI dedicado; custam menos; possibilitam fácil backup de dados, tornando-os acessíveis sempre que necessário e centralizam o armazenamento de dados de uma forma segura e confiável.

A rede também oferece às empresas mais espaço de armazenamento além dos disponíveis nos dispositivos de cada funcionário, mais facilidade de acesso aos documentos que já estão salvos na rede, backup de dados e acesso remoto aos arquivos salvos no servidor.

A WD – Western Digital é uma marca líder global em armazenamento de dados que permite criar, experimentar e preservar seu conteúdo digital em uma variedade de dispositivos.

A rede WD NAS, que pertence à família Red, se assemelha a uma nuvem privada e os dados ficam sempre acessíveis remotamente fazendo com que seja fácil alcançar informações a qualquer hora, de qualquer lugar, com total segurança.

“Neste momento de mercado no qual a forma como trabalhamos tem passado por muitas mudanças, como o aumento do home office ou até mesmo de empresas operando e faturando das casas de seus gestores, a rede NAS passa a ser necessária para suportar as PMEs de diversos segmentos”, destaca Alexandre Jannoni, country manager da Western Digital.

As principais vantagens de ter seu “pequeno servidor” WD Red NAS são:

  • Armazenamento de rede centralizado;
  • Acesso de qualquer lugar;
  • Proteção de dados;
  • Compartilhamento simplificado de arquivos e pastas;
  • Sincronização do seu conteúdo;
  • Backup automático para todos computadores;
  • Criptografia de volume;
  • Várias opções de RAID;
  • Suporte a aplicativos de terceiros;
  • Recycle Bin JD – (Recuperação de arquivos apagados).

O melhor storage para redes NAS é aquele projetado especificamente para trabalhar em pequenos servidores, que garanta armazenamento de alta capacidade e seguro. Na hora de escolher o dispositivo de armazenamento adequado para a rede NAS, a opção ideal é procurar um disco rígido que tenha sido desenvolvido para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano.

No caso da Western Digital, existem produtos com diferentes valores, para atender diferentes necessidades de profissionais liberais, pequenas empresas, startups e até empresas maiores.

Entenda a divisão de produtos oferecidos para cada caso:

  • WD Red For Home: stream, faça backup, organize e compartilhe sem esforço seu conteúdo digital na sua TV, PC e muito mais. A tecnologia NASware aumenta a compatibilidade de suas unidades com o sistema NAS, para uma melhor reprodução com seus dispositivos.
  • WD Red para médias empresas: procurando o máximo desempenho em um NAS de uso pesado? A unidade WD Red Pro foi projetada para lidar com um aumento na carga de trabalho e na demanda do sistema e possui uma garantia limitada de 5 anos.
  • WD Red para pequenas empresas: As empresas prosperam em produtividade e eficiência, dois princípios orientadores incorporados ao design do inversor WD Red. Compartilhe e faça backup de arquivos na velocidade dos seus negócios com uma unidade WD Red no seu NAS.

Fonte: https://startupi.com.br/2020/05/o-que-startups-e-pmes-ganham-implantando-redes-nas/

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais