spot_img

Serpro disponibiliza gratuitamente plataforma de biometria para empresas

Biovalid pode ser usada, sem nenhum custo, até o dia 20 de julho

O Serpro, anunciou a disponibilidade gratuita de sua nova solução de biometria: o Biovalid para empresas privadas e instituições públicas, que oferecem serviços que exigem a presença física do cidadão.

De acordo com a empresa, a plataforma pode ser usada, sem nenhum custo, até o dia 20 de julho. O sistema realiza o reconhecimento facial e, ao mesmo tempo, gera um token temporário, vinculado ao CPF do cidadão, que dispensa o uso de certificação digital para dar validade jurídica a uma transação.

“O Serpro é um dos grandes impulsionadores da transformação digital no país, e nesse momento, precisamos contribuir ao máximo com providências de TI (serviços, sistemas e infraestrutura) para colaborar com ações de enfrentamento à pandemia e apoiar a dinâmica da economia nacional.”, afirmou André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro.

Ainda segundo André Cesero, o Biovalid foi projetado para estar alinhado aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque a solução é capaz de transpor serviços analógicos para o mundo digital, permitindo a autenticação do cidadão, sem a exigência que este se apresente fisicamente.

Na prática, no momento de concluir a transação, que necessita de validação jurídica, a instituição repassa um token de validade temporária (PIN ou QR Code), gerado por meio do Biovalid. O cliente então utiliza o app Biovalid em seu celular para inserir o PIN ou fazer a leitura do código QR.

Na sequência, ele faz a prova de vida pelo app, tirando uma selfie e seguindo o procedimento de validação. O Biovalid compara essas imagens aos registros biométricos do governo e atestar a identidade do cidadão. Por fim, sua empresa recebe o resultado da validação de identidade e pode dar sequência ao fluxo da transação, seja ela uma venda, uma autenticação ou o fechamento de um contrato.

Para governos e empresas

O Biovalid foi criado com o objetivo de facilitar o relacionamento do cidadão com o governo ou empresas e já está disponível para o atendimento nas esferas, municipal, estadual e federal.

“Uma possibilidade em estudo pelo Ministério da Saúde é a utilização do Biovalid para autenticar atestados médicos firmados por meio da telemedicina, quando o paciente é atendido à distância, por videoconferência. Outra tendência é a aplicação do reconhecimento facial para a autenticação na plataforma Gov.br, que oferece inúmeros serviços ao cidadão.”, afirmou Alfredo Baeta, analista do Serpro e um dos responsáveis pela ferramenta.

Atualmente, a ferramenta já vem sendo utilizada para a abertura online de empresas na Junta Comercial do Rio de Janeiro e eliminou a etapa de entrega de documentos físicos, reduzindo custos e economizando tempo para o empreendedor. A partir de agora, basta usar o celular para fazer uma prova de vida, atestar a identidade e, em menos de 10 minutos, o cidadão conclui o processo de regularização da sua nova empresa no Rio.

Fonte: https://portalerp.com/serpro-disponibiliza-plataforma-de-biometria-para-empresas-e-instituicoes

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais