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Startup aprimora promoções em pontos de venda

Esta startup torna promoções de farmácias, lojas e mercados mais inteligentes

A Propz foi uma das selecionadas para a edição anterior da lista 100 Startups to Watch. Startup propõe lucrar mais com campanhas de marketing personalizadas

Até os varejos mais físicos precisam de tecnologia para atrair e manter seus consumidores. São quase 300 startups brasileiras querendo revolucionar o setor  — e ao menos uma delas já tem números para comprovar a eficácia de sua solução.

A Propz oferece uma infraestrutura própria para coletar e armazenar dados de 105 milhões de CPFs. Depois, sua plataforma gerencia campanhas personalizadas de forma automática. A startup atende 40 clientes de grande porte e afirma que sua solução incrementa a receita dos estabelecimentos entre 3% e 7%. Eles processaram 150 bilhões de reais em mais de 12,2 mil lojas em 2019.

A startup foi uma das selecionadas na última edição do 100 Startups to Watch, lista que reúne as startups mais atraentes do país. As inscrições para a lista deste ano estão abertas e vão até 29 de fevereiro, pelo site do SW 2020. “A seleção trouxe uma maior reputação à nossa empresa”, diz Israel Nacaxe, cofundador da Propz.

Ideia de negócio: promoções inteligentes
A Propz tem cinco sócios: Claudio Yamaguchi, Danilo Nascimento, Israel Nacaxe, Manoel Guimarães e Neilson Lopes. Tudo começou quando Nacaxe e Guimarães desenvolveram um equipamento de medição 3D para a indústria automotiva. O objetivo era coletar dados e melhorar a qualidade dos processos. Esse negócio, chamado Spatium 3D, foi criado em 2004 e vendido seis anos depois.

Procurando um novo empreendimento para aplicarem suas experiências, Nacaxe e Guimarães se uniram aos outros sócios para criar a Propz, em 2012. Os empreendedores validaram um programa de relacionamento com o consumidor analítico no programa de aceleração Start-Up Chile.

A Propz começou gerenciando campanhas de marketing e assinaturas de sócio-torcedor para clubes de futebol. Em 2014, os empreendedores perceberam o tamanho do varejo e suas dificuldades de relacionamento com o cliente.

“O consumidor ficou mais informado. É preciso fazer promoções mais personalizadas aos fiéis, para que eles continuem comprando na loja. A tecnologia entra para automatizar a tarefa complicada de atender individualmente, mas em massa”, diz Nacaxe.

A Propz leva sua proposta de lucrar mais com promoções mais inteligentes a 40 clientes de grande porte, com faturamento anual em cerca de R$ 2 bilhões. Alguns exemplos são Bradesco, Carrefour, Centauro, Droga Raia, Drogasil, Ipiranga e Hering.

A empresa fornece uma infraestrutura própria para processar, agrupar e analisar uma grande quantidade de dados, armazenados na nuvem. Isso pode ser traduzido na tríade tecnológica que pauta a estratégia das empresas mais preocupadas com inovação há alguns anos: big data, inteligência artificial e machine learning.

Com dados analisados, a Propz tem uma plataforma para gerenciar campanhas personalizadas. O software como um serviço (ou SaaS) personaliza preço, formato da promoção e canal de divulgação. Depois, mede os resultados para melhorar campanhas futuras. “Só assim podemos ganhar escala”, diz Nacaxe.

O ano de 2019 foi o melhor da história da Propz. No mesmo em que foi selecionada para o 100 Startups to Watch, a empresa triplicou faturamento e número de funcionários. Seus 90 membros se dividem nos escritórios de Campinas e São Paulo.

Nacaxe imagina que os próximos anos serão ainda melhores para a Propz. “2020 e 2021 serão anos de recuperação econômica, especialmente de retomada no crédito. A conjuntura anima o varejo e gera mais concorrência. Quem não usar tecnologias para convencer o consumidor irá perder espaço.”

Em 2020, a equipe deve chegar a 150 funcionários e o faturamento da Propz deve dobrar. Outro plano é chegar a mais de 200 clientes. Para atingir essa projeção, a Propz firmou parcerias com fornecedoras de tecnologias para o ponto de venda, como emissoras de cartão de crédito ou terminais de pagamento. A solução da startup será oferecida como um adicional aos PDVs atendidos.

São empreendimentos com porte menor em relação aos clientes atuais da Propz, faturando por ano cerca de R$ 200 ou R$ 300 milhões. Uma solução mais compacta da Propz será comercializada, com potencial mais agressivo de venda.

“Os grandes mexeram nos nossos ganhos em 2019, mas agora será a vez dos pequenos. A estratégia deve começar a crescer no segundo semestre, com reflexo em nosso faturamento em 2021”, diz Nacaxe. O empreendedor espera que, em breve, 2019 deixe de ser o melhor ano para a Propz.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Startup/noticia/2020/02/esta-startup-torna-promocoes-de-farmacias-lojas-e-mercados-mais-inteligentes.html

Foto: Divulgação Manuel Guimarães e Israel Nacaxe, da Propz

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