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Startups que adquirem startups: um catalisador essencial para o crescimento

Em quase todas as medidas, 2021 foi um ano surpreendente para startups de capital de risco e tecnologia. Embora mega rodadas de capital de risco, IPOs e SPACs maciços possam ter dominado as manchetes, as transações de fusões e aquisições de tecnologia aumentaram mais de 30% em relação a 2020 e o valor de mercado destas empresas aumentou mais de 50%, para quase US$ 900 bilhões.

Enterrado nas últimas páginas dos anais de capital de risco de 2021 estava o aumento acentuado de startups apoiadas por empreendimentos adquirindo outras startups apoiadas por empreendimentos. No ano passado, houve 527 aquisições desse tipo; representando um aumento de 90% e 50% em 2020 e 2019, respectivamente, de acordo com uma consulta de dados da Crunchbase. Como os ventos a favor da aquisição se estendem além da oportunidade típica de crescimento ou da aquisição de talentos, essa tendência continuará sendo um catalisador essencial para a saúde do ecossistema geral de startups.

Aqui estão os fatores que contribuem para o crescimento de M&A entre as startups:

Perfis de investidores se diversificou

Fundos de micro e nano Venture Capital, investidores anjo, family offices e investidores corporativos têm perfis de retorno diferentes dos fundos de VC massivos, o que torna mais viáveis saídas menores.

O que os VCs nunca reconhecem em voz alta, por medo de emitir um sopro de não ser amigável ao fundador, é que o velho ditado da Sand Hill Road de “investimos cedo e mantemos até o IPO” está extinto.

O crescimento explosivo em M&A, SPACs e transações secundárias criaram uma abundância de oportunidades de liquidez para investidores iniciais e equipes de startups que não estavam disponíveis anteriormente no ecossistema de startups.

Abundância de capital no estágio final

Os mercados de IPO e M&A bateram recordes em 2021 e, como resultado, as avaliações potenciais no momento de uma saída atingiram máximos históricos, incentivando as empresas apoiadas por VC em estágio posterior a levantar mais capital do que anteriormente considerado prudente antes de um IPO. Como resultado, existem atualmente mais de 1.200 unicórnios em todo o mundo, incluindo 64 decacorns e três hectocorns (> $ 100 bilhões), muitos dos quais levantaram centenas de milhões de dólares de capital. É extremamente difícil crescer organicamente nessas avaliações, então M&A é uma opção atraente para manter o crescimento.

Recrutar e reter talentos é extremamente competitivo

As startups sempre competiram com grandes empresas por funcionários de alto desempenho, mas o crescimento explosivo da demanda por engenheiros, a rotatividade anormalmente alta causada pela Grande Demissão e os salários astronômicos oferecidos por gigantes da tecnologia transformaram a competição em uma briga total.

As startups em estágio avançado se voltaram para ofertas de aquisição lucrativas que criam oportunidades de liquidez significativas para os fundadores integrarem talentos.

Então, o que os fundadores em estágio inicial podem fazer para se colocar em uma posição vantajosa para uma oferta de aquisição lucrativa?

Primeiro, recomendo tratar outras empresas em seu ecossistema – mesmo aquelas que possam ter alguma sobreposição competitiva – como potenciais parceiros. Você não precisa entregar todo o manual, mas falar geralmente pode abrir mais portas do que fechar.

Em segundo lugar, aborde executivos de startups em estágio avançado em seu ecossistema sobre como investir em sua empresa. Essa é uma maneira eficaz de obter orientação adicional e permitir que você reserve um tempo para se conhecer antes de entrar em conversas de M&A.

Terceiro, coloque seus VCs e investidores para trabalhar para ajudar a construir sua rede de contatos em empresas maiores e explorar constantemente oportunidades de vendas e parcerias. O conjunto certo de investidores pode apoiá-lo quase como uma equipe de desenvolvimento corporativo em meio período e pode até aconselhá-lo como um banqueiro de investimentos durante um namoro de aquisição.

Finalmente, reflita sobre suas motivações pessoais e de negócios regularmente e com extrema franqueza. Nem toda startup vai sair por US$ 10 bilhões. Às vezes, isso significa dobrar e triplicar para fazer o IPO, e outras vezes significa saber quando você tem um resultado produtivo para você e seus investidores.

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