spot_img

StoneX reduz estimativas da soja e aponta recuo na área do milho segunda safra em 2023/2024

Condições irregulares de chuva prejudicaram o potencial produtivo da soja, e atraso na safra faz consultoria diminuir expectativa para área de milho

A StoneX revisou para baixo sua projeção de produção de soja para o Brasil no ciclo 2023/2024, estabelecendo-a em 152,8 milhões de toneladas em sua análise de janeiro. Isso representa uma diminuição de 5,6% em relação à estimativa inicial divulgada no início de dezembro. Caso essa revisão se confirme, a produção não atingirá um recorde e ficará abaixo da safra anterior.

A escassez de chuvas em grande parte da região produtora brasileira nos últimos meses tem impactado negativamente o potencial produtivo das plantações. No mês de dezembro, foram registradas irregularidades nas precipitações, especialmente na primeira quinzena, afetando diversas áreas do Mato Grosso, sudoeste goiano e partes da Bahia.

A StoneX observa que as perdas previstas foram agravadas por essas condições climáticas. No entanto, o real tamanho da safra só será conhecido à medida que a colheita avançar, conforme destacado em comunicado divulgado nesta terça-feira, 2.

Quanto ao milho, a consultoria estima que a produção da primeira safra no calendário 2023/2024 seja de 25,81 milhões de toneladas, refletindo uma redução de 2,4% em comparação com os números divulgados em dezembro de 2023. Essa revisão para baixo é atribuída principalmente à diminuição das estimativas de produtividade nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, devido às chuvas irregulares nas regiões Norte e Nordeste.

Para a segunda safra de milho, que é o período mais relevante para a cultura, a StoneX projeta uma produção de 96,56 milhões de toneladas, representando uma queda de 0,8% em comparação com o mês anterior. O expressivo atraso no plantio da safra de soja aumenta o risco de que uma parte significativa da safra de inverno seja plantada fora da janela ideal, tornando sua produção mais arriscada.

“Como resultado, observou-se uma redução na intenção de plantio da safrinha na região”, destaca a consultoria, que estima a área nacional em 17,3 milhões de hectares, em comparação com os 17,5 milhões de hectares no relatório anterior.


Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais