spot_img

Taxas de títulos públicos curtos sobem após Copom

Autoridade monetária sinalizou em comunicado que o ciclo de reduções da Selic chegou ao fim

Os títulos públicos com vencimentos curtos negociados no Tesouto Direto, programa que possibilita a compra e venda de papéis por investidores pessoas físicas por meio da internet, operam em alta no início dos negócios desta quinta-feira (6).

Na véspera, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, confirmou as apostas do mercado e reduziu, pela quinta vez consecutiva, a taxa Selic. Desta vez, o corte dos jutos básicos foi de 0,25 ponto percentual, para 4,25% ao ano – o menor patamar histórico.

Em comunicado, divulgado após a decisão, a autoridade monetária sinalizou que o ciclo de reduções chegou ao fim, afirmando que o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, pode elevar a trajetória da inflação acima do esperado no “horizonte relevante para a política monetária”.

O discurso contrariou expectativas de investidores que viam uma possibilidade de o BC manter aberta a porta para o corte de juros na próxima reunião, que acontece nos dias 17 e 18 de março.

“O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, escreveu.

No ambiente externo, mercados repercutem o anúncio do governo chinês de que vai reduzir pela metade as tarifas sobre US$ 75 bilhões em importações dos Estados Unidos  como parte do acordo comercial assinado com Washington, na chamada “fase 1”.

No Tesouro Direto, o título indexado à inflação com vencimento em 2024 pagava 2,27% ao ano, ante 2,26% a.a. na abertura de quarta-feira (5), enquanto o retorno do papel prefixado com prazo em 2022 subia de 4,87% para 4,98% ao ano.

Entre os papéis com vencimentos mais longos, o movimento era de queda nas taxas. É o caso dos títulos Tesouro IPCA+ 2035 e 2045, cujo retorno cedia de 3,33% para 3,27% ao ano.

Já o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2029 pagava 6,44% ao ano, ante 6,53% a.a. anteriormente.

Confira, a seguir, os preços e as taxas dos títulos disponíveis no Tesouro Direto:

Fonte: Tesouro Direto

Como investir com Selic a 4,25% ao ano?

Com a queda dos juros, produtos com retornos pós-fixados, indexados ao CDI, estão rendendo cada vez menos, e o mesmo acontece com a rentabilidade da caderneta de poupança, que é atrelada à taxa Selic.

Nos últimos 12 meses até janeiro, a caderneta rendeu 4,14%. Agora, com a Selic em 4,25% ao ano, o retorno anual da poupança passa a ser de 2,98% e continua, portanto, perdendo para demais aplicações conservadoras e até para a inflação, caso a estimativa de alta de 3,40% para o IPCA neste ano se confirme.

Além de os juros baixos dificultarem a escolha de investimentos mais conservadores, a perspectiva de que eles voltem a subir colocam novo desafio para o aplicador brasileiro.

O InfoMoney conversou com especialistas do mercado financeiro para entender como o investidor deve se posicionar neste cenário. O consenso foi de que as aplicações deverão buscar horizontes mais longos e que, independentemente do perfil de risco do investidor, alguma parcela do portfólio deve estar alocada em ativos mais arriscados, de forma a garantir melhores rentabilidades.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/taxas-de-titulos-publicos-curtos-sobem-nesta-quinta-feira-apos-decisao-do-copom/

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais