spot_img

Tensão política, IPCA, ata do Fomc, China e feriado: o que acompanhar nesta semana

Após fortes quedas com o clima político pesando, o Ibovespa conseguiu ter alguma recuperação na última sexta-feira, mas o clima de tensão no mercado deve seguir nesta semana guiado principalmente pelo cenário doméstico.

Apesar de ainda não haver nenhuma prova ou fato concreto, as sessões da CPI da Pandemia seguem pressionando o governo federal, principalmente por conta das suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana contra o coronavírus Covaxin.

Na sexta, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por prevaricação neste caso, e o assunto deve ganhar força nos próximos dias conforme também a CPI ouve novos nomes sobre o caso.

Entre os indicadores, o destaque nacional fica para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, na quinta-feira (8). O dado tem sido importante para o mercado tentar antecipar e entender os próximos passos do Banco Central em relação a política monetária e pode surpreender após o IPCA-15 mostrar variação levemente abaixo do esperado, mesmo que as projeções ainda sejam de alta.

Além disso, já nesta segunda (5) será apresentado o Índice de Gerentes de Compras (PMI), enquanto na quarta saem os dados referentes ao desempenho do varejo em maio, que também serão importantes termômetros para a atividade econômica no segundo trimestre.

No radar corporativo, ocorre nesta semana o IPO da BBM Logística, que pode movimentar R$ 1,5 bilhão, com as ações estreando apenas no dia 12. Além disso, atenção para a Petrobras, que alterou cronograma de venda de sua fatia na Deten Química, enquanto a Novonor (antiga Odebrecht) estendeu a data para entrega de propostas pela Braskem (BRKM5) para dia 9, segundo o jornal Valor.

Vale lembrar ainda que na sexta-feira (9) será feriado e a bolsa brasileira ficará fechada, sendo importante, porém, o investidor ficar atento ao movimento dos ADRs das empresas brasileiras negociados em Nova York. Esse feriado não foi antecipado pela cidade de São Paulo e ocorrerá normalmente (veja mais aqui).

No exterior, a divulgação da ata da última reunião do Fomc será o principal destaque. “Diante das mudanças nas projeções feitas pelos membros do Fed no comunicado da decisão do último dia 16, os analistas buscarão na ata pistas sobre os próximos passos da política monetária americana”, afirma a equipe do Bradesco.

Por fim, na noite de quinta-feira (8) saem dados de inflação na China. O índice de preços ao consumidor (CPI) deve ficar estável, segundo projeções dos analistas consultados pela Refinitiv, ante queda de 0,2% no mês passado. Já os preços ao produtor (PPI), deve passar de 1,3% para 1,4% na comparação mensal, de acordo com as projeções.

Fonte: Infomoney

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais