spot_img

Termômetro da incerteza é a volatilidade esperada pelo mercado financeiro

Incerteza dá sinais de melhora

No mercado financeiro, o termômetro da incerteza é a volatilidade esperada pelo mercado para os próximos meses. A teoria de apreçamento de opções mostra que essa volatilidade pode ser extraída dos preços de opções sobre o índice de ações como o S&P 500, nos Estados Unidos. VIX é o nome dessa série de volatilidade esperada.

No Brasil, o site nefin.com.br divulga regularmente a série histórica da nossa volatilidade esperada calculada a partir de opções negociadas sobre o índice Ibovespa. O nome dessa série é Ivol-br. A série começou a ser calculada em 2011 – antes desse período a baixa liquidez dos contratos de opções não permitia seu cálculo. A média da volatilidade esperada entre 2011 e 2019 foi de 23%.

No dia 23 de março de 2020 essa série atingiu impressionantes 118%, mais de 5 vezes a sua média histórica, refletindo a incerteza gerada pela pandemia.

Felizmente, os últimos números indicam que a incerteza do mercado financeiro, apesar de ainda muito elevada, dá sinais de melhora.

Conforme vemos no gráfico, o Ivol-br está abaixo de 50% há mais de uma semana, e chegou a atingir a casa dos 30% em alguns dos dias. Vamos torcer para que a incerteza continue a cair e a economia consiga se recuperar o quanto antes.

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/incerteza-da-sinais-de-melhora/

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais