spot_img

Uber poderá pedir documento do passageiro para corridas pagas em dinheiro

A Uber anunciou nesta quinta-feira (3) que novos usuários que solicitarem corridas em dinheiro precisarão passar por uma checagem de documentos.

A companhia também irá expandir medidas de segurança como a gravação de áudio de corridas para todo o Brasil e selfies do passageiro que comprovem que ele está de máscara.

Para confirmar a identidade de novos usuários, o aplicativo irá aceitar RG e CNH, que serão comparados em tempo real com uma base de dados de uma empresa parceira.

A tela para enviar uma foto do documento é exibida logo depois de solicitar a corrida.

A verificação de identidade para corridas pagas em dinheiro só vai acontecer para novos usuários que não tiveram outros dados validados. O objetivo é coibir golpes e assaltos sofridos pelos motoristas.

Em 2017, a companhia passou a exigir que clientes enviassem o número de CPF e data de nascimento o antes de pedir uma corrida pelo aplicativo, também nos casos de pagamento em dinheiro.

Marcello Azambuja, diretor do centro de tecnologia da Uber, explicou ao G1 que o passageiro ainda terá a opção de solicitar uma corrida caso não tenha o documento em mãos, por exemplo.

Para isso, no entanto, será preciso optar por um método de pagamento digital, como cartão de crédito ou saldo no aplicativo.

Se a pessoa enviar um documento válido, mas o sistema não conseguir identificar as informações, o passageiro ainda poderá optar por outro método de pagamento ou abrir um chamado no suporte do app.

O diretor disse também que esse sistema de validação foi lançado no final de 2019 no Chile, e que agora foi adaptado para os documentos brasileiros.

Gravação do áudio das corridas

Em novembro de 2019 a companhia começou a testar em algumas cidades brasileiras a opção de gravar os áudios de corridas. A partir de agora, essa opção estará disponível em todo o Brasil.

É possível iniciar ou interromper a gravação a qualquer momento, mesmo antes de a corrida começar, a partir do ícone de escudo azul exibido no aplicativo.

Ao concluir a corrida gravada, o app pergunta se está tudo bem, ou se o usuário deseja denunciar algum incidente.

A medida de segurança pode ser ativada tanto pelo passageiro quanto pelo motorista e a Uber só acessa o conteúdo caso uma das partes relate algum problema. Os áudios ficam armazenados no celular de forma criptografada e não podem ser ouvidos.

Selfies de passageiros com máscara

O aplicativo também irá pedir que os usuários enviem selfies que comprovem que estão usando máscara. O envio de fotos já estava valendo para os motoristas, que precisam mostrar que estavam usando o item antes de aceitar corridas.

Com a novidade, passageiros que forem denunciados por motoristas precisarão enviar uma selfie para a próxima corrida.

A iniciativa será lançada no Canadá e Estados Unidos até o fim de setembro, e deve chegar no Brasil e outros países mais tarde.

Outras medidas de segurança

A Uber anunciou ainda que irá perguntar para o passageiro e para o motorista se as viagens correram bem em situações específicas, incluindo quando uma corrida terminar antes do endereço previsto ou em paradas longas que não eram esperadas.

Uma notificação irá aparecer no celular, com opções para dizer que está tudo bem ou acionar dispositivos de segurança, como ligar para a polícia ou relatar um problema.

Para o Uber Eats estão previstos a distribuição de um novo material para ciclistas e motociclistas com orientações para evitar acidentes e uma nova janela no aplicativo para que clientes possam ver as medidas de higiene que restaurantes estão tomando.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais