spot_img

UE deixa de reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela

A União Europeia deixou de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, como vinha fazendo desde 2019.

Segundo comunicado dos países da UE nesta segunda-feira, 25, após reunião de ministros do bloco, Guaidó será considerado um “interlocutor privilegiado”, mas não mais presidente interino da Venezuela.

No dia 6 de janeiro, os 27 países do bloco europeu já haviam dito que não poderiam mais reconhecer Guaidó legalmente depois de ele perder a posição de líder do Parlamento na esteira da nova composição do Legislativo venezuelano após as eleições em dezembro — apesar de a UE não ter reconhecido essa votação na Venezuela.

Guaidó foi reconhecido como presidente interino por uma série de países no mundo em 2019, após uma tentativa de tirar o poder do presidente Nicolás Maduro. Ele ainda tem o status de interino no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.

“A UE repete seu clamor […] pela liberdade e segurança de todos os oponentes políticos, em particular representantes dos partidos de oposição eleitos para a Assembleia Nacional de 2015, e especialmente Juan Guaidó”, disse o comunicado, após a reunião de ministros em Bruxelas. “A UE os considera elementos importantes e interlocutores privilegiados”.

A condição de presidente interino dá a Guaidó acesso a fundos confiscados de Maduro por governos ocidentais, a autoridades de primeiro escalão e a apoio a seu movimento pró-democracia em casa e no exterior.

A decisão dos membros da UE vem mesmo após uma resolução da semana passada do Parlamento Europeu, que determinava que governos do bloco mantivessem a posição de Guaidó como chefe de Estado.

No poder desde 2013, Maduro foi reeleito em 2018 em uma eleição questionada. Guaidó, que era o chefe do Parlamento na ocasião, passou a liderar a oposição de forma mais abrangente e passaria a ser visto como presidente interino. O Parlamento eleito em 2015 na Venezuela era controlado pela oposição, enquanto os eleitos para a Assembleia em 2020 são majoritariamente aliados de Maduro, após eleições que foram amplamente questionadas.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais