spot_img

Valorização do euro reduz efeito dos estímulos na economia europeia, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que a recente valorização do euro compensou parcialmente o impacto positivo que o estímulo do BCE teve no aumento da inflação, e reiterou que os legisladores estão prontos para ajustar todos os seus instrumentos, se necessário.

O Conselho do BCE irá avaliar cuidadosamente todas as informações provenientes da economia da zona do euro, incluindo a evolução da taxa de câmbio, no que diz respeito ao seu impacto nas perspetivas de inflação a médio prazo, disse ela no domingo.

– Quando se trata de atingir nossa meta de estabilidade de preços, não há e não haverá complacência”, argumentou Lagarde em seu discurso na reunião do Conselho de Governadores dos Bancos Centrais e Autoridades Monetárias Árabes. – A política monetária continuará a desempenhar o seu papel na área do euro com total empenho no seu mandato.

Seus comentários mostram a situação difícil que o BCE enfrenta com o recente avanço do euro ao nível mais forte em mais de dois anos. Os comentários cautelosos de Lagarde na quinta-feira não conseguiram impedir o ganho da moeda. Por sua vez, o economista-chefe Philip Lane procurou endurecer o tom na sexta-feira, alertando que a valorização neste ano amorteceu as perspectivas de inflação.

No sábado, o governador finlandês Olli Rehn deu seguimento no sábado, argumentando que as pressões subjacentes sobre os preços na zona do euro se estabilizaram em um nível baixo que não estão de acordo com o objetivo do BCE. O vice-presidente Luis de Guindos chamou a taxa de câmbio de “uma das variáveis mais importantes” em termos de desempenho macroeconômico e disse que a instituição está monitorando de perto.

Balanço delicado

Com sua enxurrada de comentários, os legisladores do BCE estão tentando encontrar um equilíbrio delicado entre expressar preocupações sobre a alta da moeda e evitar qualquer impressão de que estão deliberadamente tentando enfraquecê-la.

Neste domingo, Lagarde disse que a recuperação econômica da zona do euro tem sido forte, mas também desigual, incerta e incompleta. O ambiente econômico desafiador continua pesando sobre as pressões de preços subjacentes, acrescentou ela.

Apesar das medidas de estímulo do BCE, como seu programa de compra de emergência de 1,35 trilhão de euros (US $ 1,6 trilhão), “outros fatores como a valorização do euro reduziram parcialmente a atração positiva proveniente de nossas medidas”, disse Lagarde. “As pressões sobre os preços a curto prazo também permanecerão moderadas devido à recente apreciação da moeda.”

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais