A Via, dona das Casas Bahia e do Ponto, anunciou a aquisição de 100% do capital social da startup de logística CNT, especializada em ofertas completas para operações de comércio eletrônico, segundo comunicado ao mercado. O valor da operação não foi divulgado.
Segundo a Via, o valor da transação é composto por uma parcela fixa e uma variável, com a parte fixa implicando em um múltiplo de cerca de 0,20 vezes o volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) de 2021. A parte variável está condicionada ao alcance de metas de desempenho e à permanência dos principais executivos da CNT à frente do negócio.
“Esta transação está alinhada à estratégia de consolidar a Via como um dos grandes players de e-commerce no Brasil”, diz a nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
“A aquisição da CNT possui como principal diferencial estratégico a oferta de um pacote único de soluções de logística para operação de e-commerce e deve proporcionar uma rápida e consistente melhora no nível de serviço aos clientes e parceiros do Marketplace da Via, principalmente no que se refere à experiência de compra e velocidade de entrega de pedidos.”
A transação deve diluir custos logísticos e contribuir para melhorar a lealdade do cliente da Via, elevar o valor do cliente ao longo do tempo e reduzir o custo de aquisição dos novos clientes, além de expandir o portfólio de serviços para os parceiros atuais, diz a nota.
A CNT é especializada em ofertas completas para operações de comércio eletrônico, multimarketplace e plataformas no modelo “plug & play”, atuando há 11 anos em prestação de serviços completos de logística (fullfilment, no jargão do setor) e há quatro em serviços para comércio eletrônico (full commerce).
A empresa possui dois centros de distribuição, em Barueri, em São Paulo, e na Serra, no Espírito Santo. Em sua carteira de clientes estão marcas como Café Pilão, Goodyear, Gradiente, Cimed, Jafra, Santa Lolla e Kraft Heinz.
“Juntas, Via e CNT otimizam a retenção dos clientes atuais e destravam recursos para captação exponencial de novos clientes e serviços”, diz o comunicado.
Fonte: Valor Investe