spot_img

XP planeja mudar para escritório “villa” no interior de São Paulo

Pouco depois de anunciar a implantação de uma política de home office definitiva, o banco de investimentos divulgou aos seus 3 mil funcionários nesta quinta-feira (11) um book sobre um projeto de construir uma sede em uma cidade no interior de São Paulo.

Nomeado “XP de qualquer lugar”, o documento mostra a Villa XP, uma sede da empresa em uma cidade no interior de São Paulo, mas próxima à capital e perto de aeroportos, rodovias e com heliponto próprio.

Entre as características principais do projeto estão diversos espaços de convivência, reuniões e eventos, e também hotel, ambientes para práticas de esporte (incluindo quadras e piscina), restaurantes, Espaço Kids, sala de cinema 4D e ampla área verde. A arquitetura tem fachada de vidro, o prédio é alimentado por energia renovável, reaproveita água e usa materiais sustentáveis.

A ideia é fazer um tour mensal, levando clientes, parceiros e candidatos da empresa para conhecer o projeto, tornando a própria sede “uma atração”, mostrando instalação, marca, história produtos e filosofia. Em uma das salas, a empresa mostrará um grande painel, que identificará onde está cada colaborador da empresa em tempo real, a partir de câmeras, e números sobre a política de trabalho remoto, como emails trocados e interações.

Apesar de os funcionários trabalharem de quaquer lugar, uma parte deles continuará na sede da empresa. Serão os que fazem parte da mesa de operações da instituição financeira, por motivos de segurança.

Haverão também ambientes mais privativos e requintados, destinados a clientes do private banking. Novos colaboradores da empresa serão recebidos na Villa, quando terão maior contato com a cultura da empresa. Eventos anuais também serão organizados na futura sede, para aumentar o engajamento dos colaboradores.

A ideia é que a Villa seja uma base central, mas caso seja conveniente para o cliente a empresa continuará a oferecer pontos de apoio em regiões tradicionais, como a Avenida Faria Lima, onde fica a atual sede da companhia.

Segundo introdução assinada pelo CEO Guilherme Benchimol, a pandemia trouxe aprendizados emudou a forma como a empresa vê o futuro do trabalho de forma drástica. “Vimos nossas equipes se unirem de suas casas para manter a empresa avançando. Estamos certos de que tudo o que passamos influenciará nossas decisões nos próximos meses e anos”.

Para ele, “trabalhar a partir de qualquer lugar é ressignificar como priorizamos o nosso tempo. É nos desconectarmos dos nossos antigos horários e do estresse associado a eles”.

“Passamos a nos perguntar: e se pudéssemos ter em casa infraestrutura igual ou melhor que a do escritório? E se promovêssemos interações sociais ainda mais fortes do que as que tínhamos antes? E se potencializássemos o desenvolvimento dos mais juniores nesse formato? E se transformássemos a XP em um estilo de vida, um estado de espírito, atingindo níveis de engajamento nunca pensados até então? E se reinventássemos o nosso escritório para receber todos os stakeholders com experiências nunca antes imaginadas?”.

Contudo, no documento, a corretora ressalta que o projeto ainda é uma “peça de ficção”, e não um compromisso com colaboradores. Ao final do documento, a instituição financeira pede a opinião de cada funcionário sobre o projeto e tema.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais