spot_img

Intenção de consumo das famílias sobe pelo quarto mês seguido, diz CNC

O indicador de intenção de consumo das famílias medido pela Confederação Nacional do Comércio registrou, em setembro, alta de 1,9% frente a agosto.

O índice, que é medido por pontos, bateu a marca de 72,5, a mais alta desde março deste ano. Foi o quarto aumento seguido do indicador, na comparação mês a mês. Apesar disso, a intenção de consumo está muito longe do que a confederação considera como “nível de satisfação”, que seriam os 100 pontos, atingidos pela última vez num longínquo 2015.

A alta ocorre por uma ligeira retomada na atividade econômica em razão do avanço da vacinação no país e também pela base de comparação depreciada, já que no ano passado o país vivia o auge da pandemia e da crise que a acompanhou. O dado de setembro deste ano foi 7,2% maior do que de igual período de 2020, quando o indicador estava em 67,6 pontos. 

A CNC interpreta os dados como sinais de uma recuperação que, apesar de positiva, deve ser vista com cautela, dada a vulnerabilidade da situação da economia brasileira, com o desemprego alto persistente e a inflação subindo cada vez mais. Os dados completos do estudo serão divulgados nesta quinta, às 10h30.

Fonte: Veja

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais