spot_img

‘Share of likes’: o desempenho da Natura conforme as curtidas no Instagram

Mesmo com 39% das vendas no setor de cosméticos, Natura tem menos da metade do engajamento do Boticário na rede social, diz BofA

Um indicador ainda pouco considerado pelo mercado financeiro nas análises, o número de curtidas e seguidores nas redes sociais das marcas ganhou espaço num relatório do Bank of America sobre a Natura. O banco avaliou o quadro no Instagram, terceira rede social mais usada no país, com 158 milhões de usuários ativos, e chegou à conclusão que a maior companhia de cosméticos do país perdeu força frente à concorrência — e isso pode atrapalhar a estratégia de venda direta e o desempenho da ação em bolsa.

A Natura detém 39% das vendas no setor, mas apenas 27% do “share of likes” no Instagram — o que a coloca num distante segundo lugar no ranking nacional de engajamento em beleza, com menos da metade dos seguidores do primeiro colocado. O grupo Boticário, o maior em engajamento na rede social, tem índice de 57% na plataforma, bem acima de seus 25% de market share.

“O gap de 12 pontos percentuais entre a participação de vendas e a participação de curtidas no Instagram da Natura pode ser um indicativo de deterioração da saúde da marca e de seu poder de precificação, a nosso ver”, escrevem Robert Ford Aguilar, Guilherme Vilela e Melissa Byun. Os analistas mantêm a recomendação neutra para o papel, com preço-alvo de R$ 30 — acima do preço de tela atual, de R$ 21,60.

Na visão do banco, o baixo engajamento preocupa especialmente porque a companhia não conseguiu manter o pico no número de seguidores e curtidas que atingiu durante e logo após campanhas de marketing, como o reality show Big Brother Brasil e a publicidade com a jogadora Marta Silva — os níveis caíram abaixo do pré-campanha. A estratégia faz efeito, mas a empresa não consegue se segurar no novo patamar.

Outra disparidade está nos aplicativos de venda direta de cada companhia. Também nesta categoria, os apps do grupo Boticário têm mais que o dobro de downloads do que a Natura&Co. O número de usuários mensalmente ativos nas plataformas de venda direta do Boticário já ultrapassa 5 milhões — contra 2 milhões da Natura.

A ação da Natura performa abaixo da média do setor na relação entre preço e lucro projetada até 2023. O P/E do grupo no período fica em 25,4 contra os 29,6 da média de mercado, diz o BofA. A companhia tem estudado levar sua listagem para Nova York, deixando BDRs na bolsa local.

Fonte: Pipeline Valor

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais