Furos mal executados, parafusos soltos no leme e, recentemente, uma parte da fuselagem se desprendeu durante o voo de uma aeronave nova, expondo passageiros aterrorizados a um vão na cabine a 4.900 metros de altitude.
Em poucos meses, a Boeing enfrentou uma série de falhas na qualidade que ameaçam minar a confiança do mercado na capacidade de fabricação da maior exportadora dos Estados Unidos, especialmente em relação ao seu avião 737 Max.
O incidente mais recente e grave ocorreu na última sexta-feira à noite, quando um painel em forma de porta se desprendeu enquanto um Boeing 737 MAX-9 da Alaska Airlines decolava de Portland. Os reguladores reagiram prontamente, ordenando a paralisação de 171 aeronaves da variante em menos de 24 horas após o incidente, incluindo toda a frota de 737 Max 9 nos EUA. Embora não tenha havido feridos graves, as autoridades destacaram a sorte como fator crucial para evitar uma tragédia.
Para o CEO da Boeing, Dave Calhoun, o episódio com a Alaska Air é mais um golpe em seus esforços para estabilizar a empresa após meia década de tumultos, ocorrendo poucos dias após a virada do ano, que ele considerou crucial para a reviravolta da companhia.
A Boeing ainda enfrenta as repercussões dos dois acidentes fatais do 737 Max quase cinco anos atrás, que abalaram a confiança na empresa. Agora, a tensa relação da Boeing com seu principal fornecedor, a Spirit AeroSystems Holdings Inc., está prestes a ser submetida a um novo escrutínio.
Richard Healing, ex-membro da National Transportation Safety Board, expressou a esperança de que as autoridades investiguem rapidamente o incidente para determinar se foi um caso isolado ou se houve falha na qualidade durante a fabricação. Ele sugeriu uma análise abrangente, observando que a NTSB examinará o processo de fabricação do 737 Max-9, com foco nos componentes ao redor da abertura da porta.
A Spirit AeroSystems, sediada em Wichita, Kansas, constrói a maior parte da fuselagem do 737, e questões de qualidade, alta rotatividade de trabalhadores e conflitos trabalhistas têm afetado a empresa desde a pandemia de Covid e o bloqueio do Max em 2019. O novo CEO, Pat Shanahan, está trabalhando para reestruturar as operações em colaboração com a Boeing.
O incidente da Alaska Air levou os reguladores dos EUA a ordenar inspeções de emergência em 171 modelos Max-9 da Boeing em todo o mundo. Embora as interrupções nas viagens aéreas sejam provavelmente temporárias, as consequências ainda podem afetar as projeções de produção da Boeing para o 737 neste ano.
Calhoun, que lidera a Boeing desde 2020, reconheceu previamente que o caminho para a recuperação seria acidentado, e agora enfrenta o desafio adicional de estabilizar as fábricas e restaurar a confiança dos clientes em meio a esses recentes problemas de qualidade.
Fonte: Bloomberg