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A evolução das startups de seguro no Brasil

Mercado de insurtechs no mundo ultrapassam os US$ bi

Hoje, o mercado de seguros tem uma grande oportunidade: reverter sua imagem como um setor lento e burocrático e ganhar mais espaço se tornando parte da vida das pessoas e corporações de uma forma mais orgânica.

Além disso, há um aumento crescente de empresas engajadas em solucionar gaps do mercado com a crença de que os negócios tradicionais podem ser modernizados pelo uso de novas tecnologias: as insurtechs. 

Elas agilizam processos burocráticos, reduzem o preço dos contratos, facilitam a contratação, buscam compreender o comportamento digital das pessoas e criam novos produtos mais eficazes com base em análise de dados – e isso é só o começo. 


Panorama do mercado de insurtechs no Brasil

  • 113 startups de seguros no Brasil
  • 50% das startups de seguros surgiram apenas nos últimos 4 anos
  • investimentos em insustechs no mundo ultrapassam os US$ 10 bilhões

Com representatividade de 6,5% no PIB, o mercado de seguros no Brasil arrecadou, em 2018, R$ 444,9 bilhões.
As seguradoras mantêm mais de R$1,2 trilhão em ativos, ou seja, 25% da dívida pública.

Houve um aumento de 47% no número de insurtechs em comparação ao primeiro estudo que o Distrito Dataminer realizou sobre o tema, em 2018. Quase metade delas tem foco em Infraestrutura e Backend, trabalhando em parceria com seguradoras já existentes e resolvendo dores de eficiência do mercado.

Tratando da localização física, 3 entre 4 insurtechs brasileiras se localizam na região Sudeste, e 52,2% delas estão em São Paulo. O estado representa, por exemplo, metade dos seguros residenciais do país.

A maioria das insurtechs pertence ao setor de B2B, uma vez que o movimento de insurtechs tem como premissa resolver dores e melhorar a eficiência dos processos atuando diretamente dentro das empresas. As empresas B2C trabalham, em sua maioria, na distribuição dos seguros para o consumidor final. 

Um boom de insurtechs 

Quase metade das startups do mercado de seguros existentes no país surgiram nos últimos 4 anos.
Deve-se notar que a queda nos últimos anos provavelmente não representa uma diminuição real na taxa de fundação de novas startups, e sim uma dificuldade maior de encontrar empresas recém nascidas, que ainda não apareceram para o mercado.

Número de funcionários em insurtechs

A grande maioria – 79 insurtechs – têm menos de 20 funcionários, revelando um mercado de empresas pouco maduras no setor. Apenas 15 das insurtechs mapeadas têm mais de 50 funcionários.
Infraestrutura e Backend são as categorias que possuem o maior número de funcionários.
Empresas crossservices, atendem mercados mais maduros, como é com caso da Neoway e a Clearsale. 

Perfil dos sócios

O perfil societário de uma insurtech brasileira, em geral, é representado por um homem de 45 anos, nascido em São Paulo, com mais dois sócios.
A presença de mulheres no mercado de InsurTech está um pouco abaixo da média da distribuição dos setores já estudados pelo Dataminer, em termos de equilíbrio de gênero. São 14,4% de mulheres.

Fonte: https://distrito.me/panorama-insurtechs-brasil/

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