spot_img

Atuação do Banco Central no câmbio só acontece em momentos disruptivos, diz diretora

A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Nechio, respondeu nesta terça-feira, 9, que a comunicação do BC sobre a política monetária é mais usual do que sobre a política cambial, porque o cumprimento do regime de metas de inflação é o principal objetivo da instituição.

“A atuação do BC é bastante presente no câmbio, mas isso só acontece em momentos disruptivos do mercado. Por isso, a comunicação do BC é maior sobre política monetária do que sobre política cambial”, explicou, em aula magna virtual sobre política monetária e comunicação a alunos de graduação da PUC-Rio.

Ela respondeu também que o BC não interfere na política fiscal do governo. “O BC é espectador do fiscal, especialmente um BC autônomo sem possibilidade de sofrer intervenções políticas”, completou.

Autonomia

A diretora avaliou ainda que a recém-aprovada autonomia legal do BC confere mais credibilidade à comunicação da autoridade monetária, possibilitando assim uma maior eficácia das decisões de política monetária. “A comunicação só funciona se houver credibilidade. Se mercado e sociedade não acreditarem no BC, não adianta fazer anúncios”, afirmou.

Estadão Conteúdo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais