O candidato presidencial democrata americano, Joe Biden, entrou na reta final da campanha com uma grande vantagem financeira sobre o presidente Donald Trump, como revelaram documentos enviados à Comissão Eleitoral Federal na terça-feira.
A equipe do ex-vice-presidente arrecadou e gastou mais do que a iniciativa de reeleição de Trump em setembro, e agora os anúncios de Biden são muito mais predominantes na televisão. Mas a vantagem do democrata na busca por fundos não é garantia de vitória. Trump triunfou na eleição de 2016 mesmo tendo gastado menos do que a democrata Hillary Clinton.
Pesquisas Reuters/Ipsos mostram que, nos estados-chave que provavelmente decidirão o vencedor da eleição de 3 de novembro, a disputa aparece mais acirrada do que nas sondagens nacionais, que colocam Biden bem à frente do presidente.
No final de setembro, a equipe de Biden tinha cerca de 177 milhões de dólares em caixa, quase o triplo dos 63 milhões da equipe de Trump. O campo de Biden arrecadou 281 milhões de dólares durante o mês, mais de três vezes que os 81 milhões obtidos pelo campo de Trump, revelaram os documentos, e os democratas gastaram mais do que o dobro do time do republicano.
Fonte: Exame