spot_img

Bolsonaro prevê que inflação de alimentos vai durar ‘por longo tempo ainda’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que a população terá que conviver “por longo tempo ainda” com a inflação nos alimentos. De acordo com Bolsonaro, isso é uma consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

— A gente acompanha os problemas a 10 mil quilômetros de distância. A Ucrânia é um grande país exportador de trigo. E isso tem um repique, um repique na inflação do mundo todo. Pelo que se tem demonstrado, a inflação na questão alimentar terá que ser convivida por um longo tempo ainda — discursou Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto.

Na semana passada o IBGE divulgou que a inflação em março foi de 1,62%. No grupo dos alimentos e bebidas, os preços de itens muito consumidos pelas famílias brasileiras tiveram forte alta, como leite longa vida (9,34%), óleo de soja (8,99%) e pão francês (2,97%).

A cenoura, que já vinha em forte alta, voltou a subir, mais 31,47%. E os preços do tomate subiram 27,22%.

Bolsonaro ainda afirmou que a inflação nos Estados Unidos — que ficou em 8,5% nos últimos 12 meses — seria maior que a do Brasil. Entretanto, no mesmo período o índice no Brasil foi de 11,3%.

— O Brasil é um país que, na economia, tem se despontado como um daqueles que menos sofreu perante o mundo. Aqui não se tem notícia de escassez de alimentos. Países outros, além de uma inflação muito maior do que a ocorrida no Brasil, como por exemplo, Estados Unidos, 8,5%, já existe desabastecimento de alguns produtos. 

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais