spot_img

Como a brasileira Beep atraiu o fundo de Mark Zuckerberg

Healthtech levantou uma rodada série C liderada pelo Bradesco e pelo veículo do fundador do Facebook

O médico Vander Corteze estava extenuado como se fosse um atleta que acabara de concluir o ironman. Mas a prova que correu era de outra ordem, atravessando o gélido inverno que já deixou empreendedores, startups e empregos pelo caminho. Na travessia, encontrou um aliado de peso: Mark Zuckerberg.

A Beep, a startup de saúde domiciliar fundada por Corteze, acaba de anunciar uma rodada série C coliderada pela CZI, o fundo de Zuckerberg e sua esposa, a pediatra Priscila Chan. O Bradesco, que já era sócio da companhia, liderou o aporte ao lado da firma americana.

A rodada foi acompanhada por todos os investidores que ajudaram a construir a Beep nos últimos anos: Valor Capital — a firma de investimentos do embaixador Clifford Sobbel —, o fundador do Nubank, David Velez, e a DNA Capital, gestora com foco em saúde criada pela família Bueno (dos controladores da Dasa).

“Estaria mentido se eu disser que não foi sofrido e não fiquei preocupado, mas não pensei em vender a Beep”, contou Corteze ao Pipeline. Depois da maratona, o hora é de recarregar as energias para continuar crescendo.

“O time todo está muito feliz e também muito esgotado. Conseguir levantar capital neste momento tão difícil dá um gosto especial — e trazendo um investidor que dispensa apresentações”, disse o fundador.

Ao contrário do que fez em outras rodadas, desta vez a Beep não está abrindo por valores. Mas o aporte veio com um upround — segundo Corteze, com um “baita crescimento de valor”.

As motivações para os números ficarem privados estão relacionadas aos novos tempos dede austeridade. Na rodada anterior, anunciada em abril do ano passado, a startup captou R$ 110 milhões a um valuation de R$ 670 milhões.

“Até a virada do cenário, as empresas eram verdadeiras máquinas de captação, mas entendemos anunciar cheque e valuation que transmitia uma mensagem errada. Quando tem mais austeridade — controlando custo e abrindo menos frentes — anunciar um caminhão de dinheiro fica difícil para explicar ao time”, argumentou.

Agora, a Beep está concentrada em melhorar as métricas para gerar caixa. Ao longo deste ano, quando a companhia ganhou 20 pontos percentuais na margem bruta após melhorar a tecnologia em logística, um investimento que estava previsto para depois, mas foi antecipado diante da necessidade de gerar caixa. A ideia é chegar ao breakeven no primeiro semestre de 2023.

“Tenha um plano fully funded plan e não dependa da próximas rodaras porque você não sabe quanto tempo vai durar esse inverno. Não quer dizer que não vamos fazer outras rodadas, não quero precisar. Se o mercado melhorar e tivermos um bom destino, espero voltar com novas e boas rodadas”, admitiu o fundador da Beep.

Para atrair o fundo de Zuckerberg — uma firma que faz investimentos de impacto e escolheu a Beep como seu primeiro investimento na área de saúde —, Corteze precisou provar que o negócio era capaz de melhorar os indicadores financeiros. As negociações levaram oito meses e incluíram uma visita de um representante da CZI ao Brasil para conhecer as operações da startup.

“É impressionante ver o foco da Beep no treinamento e na qualidade dos enfermeiros, e fica claro que a empresa conseguiu entregar uma experiência que é amada pelos pacientes”, disse Vivian Wu, sócia da área de investimentos de risco da CZI, em nota.

Com mais de 5 milhões de clientes potenciais nos contratos já existentes — a Beep já está plugada à planos de saúde de empresas como Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Omint, entre outros 40 parceiros —, a startup já faz uma receita anualizada de R$ 200 milhões e a expectativa é chegar a R$ 250 milhões em 2023.

As vacinas a domicílio ainda respondem pela maior parte das vendas, mas a tendência é que as análises clínicas ultrapassem até por uma questão de dimensão — enquanto o mercado de vacinas movimenta R$ 2 bilhões no Brasil, as análises clínicas chegam a R$ 20 bilhões.

A Beep trabalha com o laboratório Diagnóstico do Brasil (DB) para fazer o processamentos dos exames. A startup atua em 150 cidades e conta com mais de 1 mil funcionários — cerca de 800 enfermeiros, que se deslocam diariamente em uma frota de quase 400 carros.

Fonte: Pipeline Valor

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais