spot_img

Copom avalia em ata que acelerar ritmo de cortes de juros é pouco provável

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou hoje que pretende continuar reduzindo a taxa básica de juros, conhecida como Selic, em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões, conforme a ata divulgada recentemente.

O que ocorreu foi que o Copom liberou a ata de sua última reunião. Na quarta-feira passada (20), o comitê optou por diminuir a Selic em 0,5 ponto percentual, reduzindo-a de 13,25% para 12,75% ao ano. Este foi o segundo corte consecutivo, e levou a taxa ao seu nível mais baixo desde junho de 2022.

A expectativa é de que essas reduções continuem nas próximas reuniões. O documento afirmou que “os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo de desinflação”.

O Copom considera pouco provável um aumento no ritmo de cortes, a menos que ocorram surpresas positivas substanciais que aumentem a confiança na tendência de desinflação.

O grupo do Banco Central reconhece que a inflação está em declínio, mas ainda permanece acima da meta. Nos últimos 12 meses, a taxa foi de 4,61%, acima do centro da meta estabelecida em 3,25%. A expectativa dos investidores é que a inflação oficial encerre o ano em 4,86%.

No entanto, o Copom escreveu que o cenário ainda requer cautela, e a extensão deste ciclo de reduções dependerá da trajetória futura da inflação.

Além disso, a prévia da inflação de setembro mostrou um aumento em relação ao mês anterior. De acordo com dados do IBGE divulgados hoje, o IPCA-15 acumula um aumento de 5% nos últimos 12 meses, ultrapassando a meta estabelecida pelo Banco Central.

Fonte: Uol

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais