spot_img

Crise na América Latina é pior do que se pensa, diz economista do Banco Mundial

O economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Martín Rama, disse hoje que a crise da pandemia na região é maior do que se pensa não apenas em impacto econômico, cuja recuperação segue sendo uma “enorme incerteza”, mas também nas estatísticas de óbitos registrados durante a crise sanitária.

Durante apresentação em fórum virtual da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), o economista uruguaio chamou a atenção ao fato de o excesso de mortalidade na América Latina e Caribe – ou seja, o total de óbitos superior ao previsto pelos governos – é maior na região do que no restante do mundo.

Segundo Rama, a economia da região também sofreu o maior choque da pandemia, amargando a maior contração entre todas as regiões do mundo em 2020. Segundo ele, governos que pareciam ser mais capazes de enfrentar a crise mostraram que não tinham tantos instrumentos à disposição.

“Vemos que a crise na América Latina e Caribe é mais forte do que pensamos. Existe uma enorme incerteza sobre a recuperação”, comentou o economista-chefe do Banco Mundial na região.

Rama considerou, contudo, que a crise não deve ser apenas motivo de pessimismo sobre o futuro, mas, sim, servir de impulso a transformações que levem ao progresso econômico sustentável, sendo um indutor de reformas na região.

Citando a profusão de acordos de livre comércio na América Latina – inferiores, em quantidade, apenas aos da Europa Ocidental – e pontos como a geração de energia limpa e mais barata, bem como a digitalização da economia, o economista do Banco Mundial pontuou que algumas mudanças estruturais colocam os países da América Latina em condição melhor do que no passado para obter ganhos de produtividade e, assim, sair da crise atual.

“Os pontos negativos são bem conhecidos, como a perda de capital humano, a evasão escolar, o excesso de dívida pública e a perda de empregos. Mas, pela primeira vez, temos uma mudança estrutural”, assinalou Rama.

Estadão Conteúdo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais