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De olho em marcas como Reserva e Vivara, uMode capta R$ 2,7 milhões para levar IA ao varejo de moda

Startup desenvolveu plataforma de inteligência de dados para grandes marcas do varejo e atacado de moda; meta é alcançar receita recorrente de R$ 6,5 milhões em 2023

A startup uMode está buscando acelerar a adoção de recursos avançados de inteligência artificial (IA) no varejo de moda. Com esse objetivo, a fashiontech oferece uma plataforma de inteligência de dados para marcas de moda, visando aprimorar a produtividade e proporcionar previsibilidade em relação à demanda, lançamentos e controle de estoque.

Recentemente, a startup anunciou um investimento de R$ 2,7 milhões em uma rodada liderada pelas empresas brasileiras Investidores.vc, uma plataforma de investimentos em startups, e Smart Money Ventures (SMV), um grupo fundado em 2016 por Fábio Póvoa, cofundador da Movile. Essa é a primeira grande rodada de investimento da empresa, que havia arrecadado até o momento R$ 900.000 em investimentos-anjo estratégicos.

A uMode foi fundada em 2019 por Juliana Esteves, Saulo Arruda Coelho, João Risoleo e Sandro de Oliveira Costa, empreendedores com vasta experiência no mercado de moda. A empresa tem como objetivo auxiliar as marcas de moda a planejar a produção de acordo com a demanda real dos consumidores. Por meio de um software com inteligência artificial, a startup analisa diversas bases de dados em busca de informações que possam antecipar os esforços de varejistas e atacadistas no processo de fabricação e gerenciamento de estoques. Isso inclui a análise de comentários em redes sociais e ferramentas de pesquisa na internet, entre outros.

Além disso, a uMode também facilita a comunicação entre todos os elos da cadeia de suprimentos de seus clientes, conectando fornecedores de matérias-primas e empresas terceirizadas, como confecções, com as informações obtidas pela plataforma. Isso permite uma maior conformidade entre os planos de vendas e lançamentos de produtos das marcas e a demanda por produtos e serviços dessas empresas correlatas.

Atualmente, a uMode atende aproximadamente 100 marcas de moda, incluindo gigantes do setor como Reserva, Puket, Caedu, Fatal Surf e Vivara.

Segundo João Risoléo, CEO da uMode, o mercado de moda está evoluindo e exigindo que as marcas aprendam a trabalhar com planejamento mais estratégico. Ele destaca a importância de processos e tecnologias em todas as áreas de crescimento do negócio, como o planejamento de produtos, desenvolvimento e vendas.

Fábio Póvoa, sócio e fundador da Smart Money Ventures, justifica o interesse na uMode pela capacidade da empresa de lidar com desafios relacionados ao planejamento e gestão em diversas outras indústrias além do mercado de moda. Ele ressalta que a tecnologia de automação, aliada ao uso intensivo de dados e inteligência artificial da uMode, pode resolver problemas que vão desde o planejamento da coleção até a venda final ao consumidor. Essas questões não se limitam apenas à moda, mas são aplicáveis a qualquer empresa que precise monitorar concorrentes, acompanhar a execução de projetos, compartilhar briefings, criar catálogos e entrar em contato proativamente com clientes por meio de múltiplos canais, incluindo mensagens automatizadas no WhatsApp.

O investimento recebido ajudará a uMode a expandir sua equipe de vendas, investir no atendimento ao cliente e adicionar novas funcionalidades à sua plataforma. Essas ações devem resultar em uma receita anual recorrente (ARR) de R$ 6,5 milhões em 2023.

Fonte: Exame

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