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Do espaço ao subsolo: Musk quer desafogar o trânsito de Miami cavando túneis (Teslas only)

The Boring Company apresentou uma proposta para replicar o “loop” subterrâneo de Las Vegas

Além de explorar o espaço aéreo e colocar seus carros em terra firme, Elon Musk quer agora avançar também no subsolo. Sua The Boring Company (um nome um tanto quanto debochado) acaba de apresentar novos projetos de vias de tráfego subterrâneo em cidades estratégicas no Texas, em Nevada e na Flórida. Um dos planos é abrir um caminho de cerca de 10 quilômetros no subsolo de Miami, conectando o centro da cidade às praias.

Os “loops”, como a companhia tem chamado seus túneis, são circuitos fechados de mão única para carros elétricos circularem em alta velocidade, levando os motoristas e passageiros a destinações específicas, sem paradas. Pelo menos por enquanto, o loop só permite a entrada de Teslas. A Boring Company já opera uma mini versão em teste desde o ano passado, de cerca de um quilômetro, abaixo do centro de convenções de Las Vegas – em outubro, Musk obteve a aprovação para expandir o projeto ao restante da cidade, sinalização de que tudo está saindo conforme o previsto no projeto piloto.

No projeto obtido pelo site Business Insider nesta sexta estão detalhados os planos para o “North Miami Beach Loop”. O circuito deve transportar Teslas do Hard Rock, no centro, até o Newsport Pier, com sete estações de parada no caminho. A Boring Company estima que o túnel terá capacidade para transportar mais de 7,5 mil passageiros por hora, podendo chegar a 15 mil com alguns ajustes.

A companhia estima que o projeto tenha um custo de US$ 185 milhões a US$ 220 milhões, o que parece até pechincha perto das cifras que envolvem Musk e seus negócios. Se a prefeitura ajudar com a burocracia, o túnel pode estar pronto e operando em menos de três anos. As autoridades locais, que ainda vão avaliar a proposta entregue, demonstraram empolgação inicial com a ideia – considerando o custo inferior a outros projetos de transporte de massa e a alternativa para desafogar o tráfego local.

Os investimentos de Musk na Flórida e no Texas — no fim do ano passado, o empresário chegou a mudar a sede da Tesla para Austin — vem após alguns banhos de água fria nas cidades originais do plano da Boring. Em Chicago, o prefeito entusiasta do projeto não chegou a concorrer novamente nas eleições e a nova gestão passou a dificultar as negociações. Em cidades da Califórnia, algumas prefeituras reclamaram da falta de providência sobre algumas questões legais.

“O ambiente regulatório no Texas é muito mais leve que o da Califórnia”, disse Katie Greer, da Associação de Negócios do Texas, à Bloomberg. “E essa é definitivamente uma das principais razões pelas quais as empresas estão vindo.”

Em uma entrevista de 2018 ao podcast “Joe Rogan Experience”, Musk explicou o nome da companhia. A ideia da empresa começou como uma piada, após o executivo perder algumas horas no trânsito de Los Angeles e jurar que cavaria túneis para nunca mais ter que passar por isso. Longe de ser o foco do empresário — que comanda gigantes da tecnologia como Tesla, SpaceX e Neuralink —, The Boring Company foi batizada ironicamente por ser um “negócio-hobby”. De tedioso, não tem nada.

Fonte: Pipeline Valor

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