spot_img

Espanha reabre fronteiras com Europa e encerra estado de emergência

Passageiros de máscaras e malas de mão chegavam ao principal aeroporto de Madri, e franceses atravessavam a fronteira para comprar álcool e tabaco na manhã deste domingo (21), quando a Espanha abriu suas fronteiras para a maioria dos países europeus e encerrou o estado de emergência da Covid-19.

O país agora está aberto para todas as nações da União Europeia, exceto Portugal, no que deve representar uma volta importante da indústria do turismo espanhola, responsável por mais de 12% da economia.

“Temos que construir a confiança”, disse a ministra do Turismo, Reyes Maroto, em uma entrevista na qual ressaltou que a Espanha está pronta para receber visitantes. “Precisamos traduzir aos viajantes, espanhóis e estrangeiros, que o país é um destino seguro.”

Turistas britânicos vão poder entrar no país sem necessidade de quarentena, anunciou a Espanha no sábado, ainda que continuem precisando de 14 dias de isolamento conforme voltarem.

Também está permitido agora aos espanhóis se mover livremente dentro do país, a partir de domingo, e se espera que muitos aproveitem para visitar amigos e familiares. Desde 14 de março, os cidadãos não podiam sair de dentro de suas províncias.

Ainda haverá a necessidade de usar máscaras em público, quando medidas de distanciamento social não podem ser observadas.

No aeroporto internacional de Madri, havia uma sensação de alívio entre os passageiros, muitos dos quais viajavam para rever pessoas queridas depois de meses. “Minha situação é um pouco complicada, porque minha mulher mora na Itália e eu na Espanha”, diz Alberto Bos, que voaria para Milão. “Não nos vemos há quatro meses.”

Todos os passageiros terão suas temperaturas checadas, precisarão submeter informações sobre de onde vêm e informarão onde podem ser encontrados na Espanha, caso precisem ser rastreados. Há marcações no chão do aeroporto para garantir que os passageiros mantenham distâncias seguras.

A pedido de Lisboa, a fronteira com Portugal reabre mais tarde, em 1o de julho.

A Espanha registrou mais de 245 mil casos de coronavírus e mais de 28 mil mortes e, nas últimas semanas, está afrouxando as restrições de isolamento.

Fonte: Folha

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais