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Estudo revela que, para 61% dos consumidores, existe uma desconexão entre suas expectativas e as efetivas práticas sustentáveis das empresas

Levantamento da Teads, em colaboração com a Kantar, aponta para uma lacuna que precisa ser abordada para aprimorar a eficácia na comunicação das iniciativas sustentáveis das empresas

Um estudo conduzido pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria, revelou que, embora as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade sejam elevadas, muitos não reconhecem os esforços das marcas nesse sentido. Isso evidencia três grandes desafios enfrentados pelo mercado: marcas que adotam o “greenwashing” sem efetivos compromissos sustentáveis; aquelas que, sendo sustentáveis, comunicam de maneira inadequada, incluindo anúncios em ambientes não confiáveis; e, por fim, as marcas sustentáveis que falham em comunicar suas iniciativas.

Os indicadores revelam uma realidade preocupante: 61% dos entrevistados expressaram insatisfação com os esforços de sustentabilidade das marcas. Isso não implica que as empresas não sejam sustentáveis, mas sim que podem não estar comunicando eficientemente suas iniciativas. Embora 79% dos consumidores busquem informações sobre as práticas ESG das empresas das quais são clientes, 29% admitiram desconhecer os processos de produção dos produtos que consomem.

Além disso, a pesquisa destaca que 47% dos entrevistados escolheriam uma marca preocupada com a sustentabilidade, mesmo sem tê-la consumido anteriormente, e 46% estariam dispostos a trocar de marca caso descobrissem que ela não é sustentável. A conclusão é clara – a implementação de melhores práticas ESG beneficia o meio ambiente, enquanto a comunicação eficaz dessas iniciativas gera resultados positivos para empresas, sociedade e economia.

Em julho deste ano, um relatório da organização Ekō revelou que várias empresas multinacionais inadvertidamente financiaram canais que disseminavam informações distorcidas relacionadas à Amazônia e às mudanças climáticas por meio de anúncios em mídia programática. E, mais preocupante ainda, muitas marcas e agências não estavam sequer cientes de que o faziam.

Essa falta de consciência pode ser resultado de práticas inadequadas de brand safety por parte do mercado publicitário. Apesar do reconhecimento da importância da sustentabilidade e das ações nesse sentido, a falta de adaptações essenciais e o descuido com o contexto em que as campanhas são veiculadas expõem a todos – marcas, agências e consumidores. “As empresas podem efetivamente mudar esse cenário implementando e comunicando suas iniciativas de sustentabilidade de forma mais abrangente, indo além das descrições em letras miúdas nas embalagens, por exemplo”, afirma Cau Stéfani, Research & Insights Manager na Teads.

A pesquisa ainda identificou as principais expectativas dos consumidores, incluindo a redução da poluição, o uso de processos e produtos que não agridem o meio ambiente, a promoção de produtos recicláveis e o incentivo à sustentabilidade do consumidor. Essas expectativas se aplicam a todos os consumidores, mas as gerações Z e Alpha estão particularmente atentas à relação entre consumo consciente e sustentabilidade. Essas gerações, em breve, representarão a maioria do poder aquisitivo de mercado e têm o potencial para impulsionar o consumo sustentável.

“As marcas têm a oportunidade de liderar essa mudança, implementando e comunicando suas iniciativas sustentáveis de maneira transparente. As gerações Z e Alpha, especificamente, têm o poder de influenciar de maneira positiva a indústria, os governos e a sociedade em direção a um futuro mais sustentável. Mais do que nunca, as marcas têm a possibilidade de seguir o lema ‘faça o que eu digo e, principalmente, o que eu faço’, alinhando decisões de negócios com práticas de publicidade responsável. Isso beneficiará não apenas os consumidores, mas também o planeta”, conclui Cau.

Sobre a Teads

A Teads opera uma plataforma tecnológica proprietária, que insere a publicidade digital programática em um ecossistema global de mídia digital de qualidade. Como uma solução de ponta a ponta, a plataforma modular da Teads permite aos parceiros alavancar as tecnologias de compra, venda, criatividade, dados e otimização AI.

Para anunciantes e suas agências, a Teads oferece um único ponto de acesso para comprar o inventário de muitos dos melhores publishers do mundo. Através de parcerias exclusivas de mídia global, a Teads permite que estes atinjam 1,9 bilhões de usuários mensais únicos globalmente (2) e 110 milhões no Brasil (3) em ambientes publicitários seguros e responsáveis, enquanto melhoram a eficácia e eficiência na veiculação de anúncios digitais.

A Teads tem parceria com os principais especialistas em marketing, agências e publishers através de uma equipe de mais de 1.200 pessoas, atuando em mais de 50 países. Para mais informações, visite: www.teads.com

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