spot_img

Facebook pode ser responsabilizado por prejuízos causados a usuários de plataformas como WhatsApp, diz Procon-SP

O Facebook pode ser resposanbilizado por prejuízos causados a usuários pelas mais de seis horas em que sua rede e também as plataformas do WhatsApp e do Instagram estiveram fora do ar nesta segunda-feira.

Além de poder ser multado, em mais de R$ 10 milhões, a empresa pode ter que ressarcir individualmente os danos materiais causados a seus usuários, informou o Procon-SP

A empresa foi notificada, nesta terça-feira, pela autarquia a prestar esclarecimento sobre o que levou a pane.

A partir da resposta, que deve ser enviada em até dez dias, o Procon-SP determinará se há responsabilidade pelos danos materiais sofridos por seus usuários.

O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, afirma que somente um caso fortuito externo poderá isentar a empresa de responsabilidade:

— O Facebook tem lucro biolinário a partir do número de pessoas que acessam suas redes, isso caracteriza uma relação de consumo. Por isso, entendemos que, se não puder comprovar uma falha externa ao seu serviço que tenha causado a pane, terá que arcar com os prejuízos.

Ele continua:

— A pandemia, por exemplo, impediu as empresas aéreas de manter os voos planejados, isso é um caso fortuito externo a prestação de serviço que exime a companhia de responsabilidade. Só numa situação como essa a gigante americana não será responsabilizada.

Capez orienta que o consumidor que se sentir prejudicado pela suspensão do serviço a aguardar a manifestação do Facebook ao Procon-SP e o próximo passo da autarquia.

— É que caso seja definida a aplicação de multa à empresa, esse dado poderá ser usado pelos usuários como indício de responsabilidade em ações na Justiça para ressarcir seus prejuízos — explica o diretor do Procon-SP.

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais