quinta-feira, dezembro 3, 2020
Outros

    Fontes renováveis já são mais baratas na maioria dos países, diz Bloomberg

    Em Destaque

    Plano nacional de imunização só sai depois da vacina aprovada pela Anvisa

    O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça-feira, 1, que...

    Bolsonaro justifica alta na conta de luz com nível de represas e risco de apagões

    Ao justificar o aumento na conta de luz, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou via redes...

    Ricos precisam pagar mais imposto para desigualdade cair, diz estudo

    As propostas da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para criar um novo programa social...

    As energias eólica e solar são a forma mais barata de eletricidade nova na maior parte do mundo atualmente.

    Essa é a análise da BloombergNEF, que prevê um ponto de inflexão em cinco anos, quando será mais caro operar uma usina existente de carvão ou gás natural do que construir parques solares ou eólicos.

    As descobertas se somam às pesquisas que mostram por que as renováveis têm se expandido na maioria dos mercados de energia. Na semana passada, a Agência Internacional de Energia disse que a energia solar começa a substituir o carvão como a forma mais barata de eletricidade.

    Mas há um limite econômico para a propagação dessas fontes de energia limpa, disse o economista-chefe da BNEF, Seb Henbest, na conferência anual do grupo de pesquisa na segunda-feira, em Londres. Haverá um ponto de saturação em cada país, porque a tecnologia não reduzirá mais os custos de geração em comparação com o funcionamento das centrais de geração térmica existentes.

    Essas restrições sugerem que as energias renováveis não ganharão mais que 70% ou 80% do mercado de geração de eletricidade, dependendo das condições locais. Mesmo na Europa, que tem algumas das políticas mais rigorosas de incentivo às energias renováveis e desencoraja combustíveis fósseis, as energias eólica e solar provavelmente não ultrapassarão 80% da oferta.energia_solar_eolica_bloomberg_barato Mapa mostra os países em que as fontes de energia solar (amarelo), eólica (azul) e gás natural (cinza) são mais baratas que as de combustíveis fósseis (preto)

    Mapa mostra os países em que as fontes de energia solar (amarelo), eólica (azul) e gás natural (cinza) são mais baratas que as de combustíveis fósseis (preto) (Reprodução/Bloomberg)

    Esse nível de penetração “está distante em quase todos os mercados que olhamos”, disse Henbest em apresentação que descreve as primeiras conclusões do New Energy Outlook, da BNEF, que deve ser publicado na íntegra no final deste mês. “Não vamos atingir esses limites tão cedo e, claro, podemos ultrapassá-los.”

    A transição para energias renováveis deve remodelar uma série de setores, especialmente o de transporte marítimo. Um terço das milhas de carga transportadas por navios são provenientes de combustíveis fósseis ao redor do globo, e 70% dessa porção é petróleo, estima a BNEF.

    À medida que as energias renováveis obtêm participação do mercado de petróleo, gás e carvão, as companhias de transporte marítimo que entregam esses combustíveis sofrerão um impacto.

    “É bem possível que haja uma reformulação da demanda de transporte marítimo e ferroviária, o que pode significar menor consumo de energia e emissões mais baixas”, disse Henbest.

    Fonte: Exame

    Serviços

    Novety surfa na onda do aumento do consumo de cosméticos durante a pandemia e cresce com revendedoras e e-commerce

    O mercado de beleza e cosméticos no Brasil movimentou mais de US$ 30 bilhões no último ano e foi um dos poucos...

    Startup desenvolve pomadas cicatrizantes para psoríase e dermatites e agora busca licenciar fórmula para laboratórios e grandes redes de farmácia

    Mecânico e professor universitário desenvolveram projeto em Viçosa.Com dívidas, parceiros quase desistiram, mas atraíram investidores. Popularmente conhecido como um...

    Profiting faz Road Show para captar 20 Milhões.

    O recurso será investido em empresas associadas visando crescimento em vendas e aumento de produção. O mercado de aquisições...

    Buscamos Empreendedores para parcerias.

    Foto: Moyses Samuel, Presidente do grupo Profiting. Estamos selecionando empresários, em âmbito nacional, que possuam negócios que precisam ser...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Últimas Notícias

    Novety surfa na onda do aumento do consumo de cosméticos durante a pandemia e cresce com revendedoras e e-commerce

    O mercado de beleza e cosméticos no Brasil movimentou mais de US$ 30 bilhões no último ano...

    Startup desenvolve pomadas cicatrizantes para psoríase e dermatites e agora busca licenciar fórmula para laboratórios e grandes redes de farmácia

    Mecânico e professor universitário desenvolveram projeto em Viçosa.Com dívidas, parceiros quase desistiram, mas atraíram investidores.

    Veja outras matérias