spot_img

Gilead fabricante do Remdesivir abre mão de patente, mas exclui Brasil

A americana Gilead permitirá que 127 países possam fabricar o medicamento, que tem sido testado no combate a pandemia

A farmacêutica americana Gilead Sciences, que fabrica o antiviral Remdesivir, remédio que vem sendo testado contra a infecção causada na pandemia, resolveu abrir mão da patente para facilitar o acesso ao medicamento em 127 países. No entanto, o Brasil ficou de fora da lista.

Em resposta a questionamento da Exame, a farmacêutica informou que a decisão sobre os países que terão a licença voluntária é baseada em uma lista do Banco Mundial. Segundo o comunicado, as 127 nações incluídas “representam quase todos os países de baixa e média renda, bem como vários de alta e média renda que enfrentam obstáculos significativos de acesso à saúde.”

A companhia não esclareceu os motivos específicos acerca da exclusão do Brasil da lista. No entanto, ponderou que se ficar comprovado que o medicamento é seguro e eficaz no tratamento da doença, a Gilead está “comprometida” a tornar o Remdesivir acessível aos governos e pacientes em todo o mundo.

“Continuaremos a discutir com as autoridades regulatórias, incluindo no Brasil, o crescente corpo de evidências do Remdesivir como um tratamento potencial para a atual pandemia, com o objetivo de torná-lo mais amplamente disponível para pacientes com necessidades urgentes”, disse em nota à Exame.

No último dia 1º de maio, os Estados Unidos liberaram o uso do medicamento em casos de emergência da pandemia. O Remdesivir tem mostrado bons resultados na recuperação de pacientes hospitalizados, acelerando o processo de melhora.

A Gilead assinou acordos de licenciamento voluntário com cinco farmacêuticas especializadas na produção de genéricos.Veja também

A companhia informou ainda que se reuniu com a Anvisa no último dia 6 de maio para falar sobre o tema. “Na ocasião, a Gilead informou que o plano global de submissão para o Remdesivir, incluindo o Brasil, está em fase de discussão interna.”

A Gilead é conhecida por medicamentos usados para complicações geradas pelo vírus HIV e pela hepatite.

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/covid-19-fabricante-do-remdesivir-abre-mao-de-patente-mas-exclui-brasil/

Foto: Farmacêutica americana abriu mão da patente do medicamento usado contra a pandemia para 127 países (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais