spot_img

Hurb nomeia co-CEO e vê IPO em até dois anos

O Hurb — anteriormente conhecido como Hotel Urbano — acaba de nomear Pedro Thompson como co-CEO, encarregando o ex-líder da Estácio e do Grupo Exame de preparar a maior plataforma de viagens online da América Latina para um IPO nos próximos dois anos.

“Passamos os últimos anos aprimorando nossa tecnologia, investindo muito em machine learning e inteligência artificial,” o fundador do Hurb, João Ricardo Mendes, disse ao Brazil Journal. “O Thompson traz uma bagagem de mercado que a gente não tem: ele já lidou com takeovers, IPOs e sabe falar com o mercado. Ele vai organizar a governança, nos ajudar a lançar novos produtos e traçar uma estratégia de crescimento por M&A.”

O Hurb contratou o Lazard para mapear aquisições estratégicas. João disse que a companhia avalia três empresas de diferentes portes e tíquetes.

“Somos uma empresa de tecnologia focada em distribuição. Hoje, o nosso ‘core’ é distribuir ‘travel’, é fazer as pessoas viajarem mais. Mas muito do que a gente faz no dia-a-dia pode ser aplicado a outras indústrias,” disse o fundador.

O Hurb tem aumentado sua venda de diárias de hoteis e pacotes em 90% ao ano nos últimos quatro anos. No ano passado, a empresa conseguiu se mostrar antifrágil em meio à pandemia.

“Quando veio a pandemia, todo o mundo de travel parou de investir em canais de distribuição, e o nosso CAC caiu para um centésimo do que era. A gente acelerou,” disse João. “Enquanto todas as aéreas fecharam o calendário, a gente continuou vendendo para datas futuras, uma vez que tínhamos o preço travado. Não ficamos tentando acertar quando ela ia acabar, assumimos apenas que ela ia acabar um dia.”

Além disso, o Hurb viu seu índice de satisfação de clientes (Reclame Aqui) aumentar durante a pandemia, enquanto outros players experimentaram uma queda significativa. A empresa não fez uso da Medida Provisória 948, que dava à companhia o direito de reter o dinheiro dos viajantes até o término da pandemia, ou devolvendo de forma parcelada.

Em 2020, o Hurb vendeu R$ 3,2 bilhões em diárias e pacotes, contra R$ 1,1 bi do ano anterior. “Sem a pandemia, a gente teria crescido entre 50% e 60%, mas acabamos crescendo mais de 200%,” disse João.

Este ano, o GMV deve ser de R$ 2,2 bilhões e a receita líquida, de R$ 154 milhões.

Thompson será o primeiro CEO de mercado da companhia desde que João e seu irmão Eduardo recompraram o controle da Insight Partners em 2016. O fundo de VC havia liderado três rodadas no Hurb desde 2011.

Com a chegada de Thompson, João continuará liderando o coração da empresa: a área de tecnologia, onde o Hurb tem mais de 200 desenvolvedores, entre engenheiros de software e cientistas de dados.

Banqueiros e VCs que conhecem a empresa dizem que o maior ativo do Hurb é este time de tecnologia e seu DNA tecnológico. Nos últimos anos, o Hurb contratou dezenas de alunos de cursos de exatas da UFRJ, além de financiar pesquisas e iniciação científica em diferentes áreas. João frequentemente diz no Instagram que gasta a maior parte de seu tempo recrutando e entrevistando potenciais candidatos.

A empresa, que fica no Rio Janeiro, vai abrir Hurb Houses em Sorocaba, no Porto e em Montreal para atrair talentos em outras geografias.

Fonte: Brazil Journal

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais