spot_img

Igualdade salarial entre gêneros pode aumentar PIB do Brasil, diz ministra

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, afirma que a lei de igualdade salarial trará benefícios econômicos e atrairá mais investimentos para o país

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, declarou que a nova lei que assegura a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham funções idênticas terá impacto positivo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos próximos anos. A afirmação tem como base um estudo do Banco Mundial de 2018, que aponta que a redução das disparidades salariais entre os gêneros pode impulsionar a economia dos países em 3,3 pontos percentuais.

“A igualdade salarial aumenta o PIB do país, torna as empresas mais atraentes e beneficia toda a população. Acredito que, com o tempo, as empresas e a sociedade em geral perceberão isso e adotarão essa política em curto, médio e longo prazo”, disse a ministra em entrevista.

O projeto de lei que estabelece a igualdade salarial foi aprovado simbolicamente pelo Senado e agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cida Gonçalves garantiu que as demandas dos empresários serão consideradas durante a regulamentação da lei. “Eles terão oportunidade de discutir todos os aspectos, dificuldades e bases para implementação. Tudo será negociado no processo de regulamentação”, afirmou.

A ministra ressaltou que todos os setores envolvidos, incluindo trabalhadoras, iniciativa privada e o próprio governo, serão ouvidos. Para a implementação das novas regras, haverá a atuação conjunta do Ministério das Mulheres, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Em relação às preocupações e incertezas manifestadas por empresários durante a votação, a ministra acredita que a adesão à iniciativa privada depende de uma mudança cultural que ocorrerá gradualmente, assim como ocorreu com outros projetos.

“Toda legislação cria a expectativa de resolver quase tudo. O projeto é prioritário para o governo Lula, mas sabemos que levará tempo para mudar comportamentos, cultura e questões organizacionais. É um processo em construção. Não basta sancionar a lei e esperar que tudo esteja resolvido em 24 horas”, declarou Cida Gonçalves.

Fonte: Abrafarma

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais