quinta-feira, dezembro 3, 2020
Outros

    Impasse sobre Comissão de Orçamento pode impedir governo de pagar aposentadorias e benefícios a partir de janeiro

    Em Destaque

    Plano nacional de imunização só sai depois da vacina aprovada pela Anvisa

    O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça-feira, 1, que...

    Bolsonaro justifica alta na conta de luz com nível de represas e risco de apagões

    Ao justificar o aumento na conta de luz, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou via redes...

    Ricos precisam pagar mais imposto para desigualdade cair, diz estudo

    As propostas da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para criar um novo programa social...

    O impasse no Congresso Nacional sobre a criação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) pode levar o país a uma situação inédita: entrar em um ano sem ter aprovado a Lei Orçamentária Anual (LOA) ou sequer a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

    Na prática, sem a aprovação, o governo ficaria impedido de realizar qualquer gasto, até mesmo os obrigatórios, como pagamento de aposentadorias ou benefícios sociais. O alerta já chegou ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

    Já houve anos em que o Congresso deixou para aprovar o Orçamento em fevereiro ou março, mas a máquina seguiu “rodando” porque a LDO, enviada até abril ao Congresso e que deve ser aprovada até julho, para que os parlamentares entrem em recesso, estava aprovada e permitia ao governo gastar 1/12 avos do orçamento estipulado.

    Neste ano, com a pandemia, a LDO não foi votada e, com a indefinição sobre quem serão os integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO), tanto a comissão quanto o Orçamento do próximo ano estão parados.

    “Sem a LDO, seria um mundo totalmente novo. Há o entendimento de que nada poderia ser pago. Nem aposentadorias, nem benefícios sociais”, afirmou ao blog uma fonte graduada da área econômica.

    “Se a não aprovação da lei orçamentária pode obrigar o governo a economizar, não aprovar a LDO traria mais instabilidade, porque promoveria o ‘shutdown’ já em janeiro”, afirmou.

    No início de outubro, Alcolumbre deu uma semana para que os líderes partidários chegassem a um acordo sobre a formação da CMO, o que ainda não ocorreu. Segundo fontes do Congresso, o impasse se dá porque sua composição já é negociada com vistas à formação da mesa diretora das casas legislativas a partir de fevereiro e a eleição dos comandos da Câmara e Senado.

    Fonte: G1

    Serviços

    Novety surfa na onda do aumento do consumo de cosméticos durante a pandemia e cresce com revendedoras e e-commerce

    O mercado de beleza e cosméticos no Brasil movimentou mais de US$ 30 bilhões no último ano e foi um dos poucos...

    Startup desenvolve pomadas cicatrizantes para psoríase e dermatites e agora busca licenciar fórmula para laboratórios e grandes redes de farmácia

    Mecânico e professor universitário desenvolveram projeto em Viçosa.Com dívidas, parceiros quase desistiram, mas atraíram investidores. Popularmente conhecido como um...

    Profiting faz Road Show para captar 20 Milhões.

    O recurso será investido em empresas associadas visando crescimento em vendas e aumento de produção. O mercado de aquisições...

    Buscamos Empreendedores para parcerias.

    Foto: Moyses Samuel, Presidente do grupo Profiting. Estamos selecionando empresários, em âmbito nacional, que possuam negócios que precisam ser...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Últimas Notícias

    Novety surfa na onda do aumento do consumo de cosméticos durante a pandemia e cresce com revendedoras e e-commerce

    O mercado de beleza e cosméticos no Brasil movimentou mais de US$ 30 bilhões no último ano...

    Startup desenvolve pomadas cicatrizantes para psoríase e dermatites e agora busca licenciar fórmula para laboratórios e grandes redes de farmácia

    Mecânico e professor universitário desenvolveram projeto em Viçosa.Com dívidas, parceiros quase desistiram, mas atraíram investidores.

    Veja outras matérias