spot_img

Impasse sobre Comissão de Orçamento pode impedir governo de pagar aposentadorias e benefícios a partir de janeiro

O impasse no Congresso Nacional sobre a criação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) pode levar o país a uma situação inédita: entrar em um ano sem ter aprovado a Lei Orçamentária Anual (LOA) ou sequer a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Na prática, sem a aprovação, o governo ficaria impedido de realizar qualquer gasto, até mesmo os obrigatórios, como pagamento de aposentadorias ou benefícios sociais. O alerta já chegou ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Já houve anos em que o Congresso deixou para aprovar o Orçamento em fevereiro ou março, mas a máquina seguiu “rodando” porque a LDO, enviada até abril ao Congresso e que deve ser aprovada até julho, para que os parlamentares entrem em recesso, estava aprovada e permitia ao governo gastar 1/12 avos do orçamento estipulado.

Neste ano, com a pandemia, a LDO não foi votada e, com a indefinição sobre quem serão os integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO), tanto a comissão quanto o Orçamento do próximo ano estão parados.

“Sem a LDO, seria um mundo totalmente novo. Há o entendimento de que nada poderia ser pago. Nem aposentadorias, nem benefícios sociais”, afirmou ao blog uma fonte graduada da área econômica.

“Se a não aprovação da lei orçamentária pode obrigar o governo a economizar, não aprovar a LDO traria mais instabilidade, porque promoveria o ‘shutdown’ já em janeiro”, afirmou.

No início de outubro, Alcolumbre deu uma semana para que os líderes partidários chegassem a um acordo sobre a formação da CMO, o que ainda não ocorreu. Segundo fontes do Congresso, o impasse se dá porque sua composição já é negociada com vistas à formação da mesa diretora das casas legislativas a partir de fevereiro e a eleição dos comandos da Câmara e Senado.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais