spot_img

Kupfer: “Desemprego cresce, deve aumentar ainda mais, e aponta economia lenta”

O número de trabalhadores desempregados, que vem subindo mês a mês desde maio, chegou a 12,9 milhões de pessoas, na média de agosto, conforme divulgou o IBGE nesta quarta-feira (23). São mais 2,8 milhões de desocupados, em relação ao total de pessoas que, em maio, não encontravam trabalho, em total então de 10,1 milhões.

Essa tendência de aumento da taxa de desemprego deve se acentuar nos próximos meses. A volta gradual das atividades econômicas e a redução, no valor e na abrangência, do auxílio emergencial, levarão mais pessoas a procurar trabalho. De acordo com o método de cálculo da taxa de desemprego adotado pelo IBGE, que segue padrão internacional, são considerados desempregados apenas as pessoas em idade de trabalhar que, ao longo do mês da pesquisa, declaram ter procurado ocupação sem sucesso. Quem não está procurando trabalho, mesmo sem ocupação, não é considerado desempregado.

A trajetória da taxa de desemprego tem retratado com exatidão essa situação. Em maio, 10,7% da força de trabalho estava desempregada. O índice subiu para 12,4%, em junho, avançando em julho para 13,1%. Ficou em 13,6%, na média de agosto, mas já fechou a última semana do mês passado com taxa de desemprego de 14,3%.

À proporção que a taxa de desemprego aumente, também deve aumentar o número de pessoas ocupadas, na medida em que um certo número de trabalhadores que irá procurar por trabalho será contratada ou conseguirá se estabelecer por conta própria. Pode-se prever também que o segmento informal do mercado de trabalho, do qual é mais fácil sair e retornar, responderá pela maior parte da absorção de trabalhadores em busca de ocupação.

Também a informalidade caiu no período de ápice da pandemia e do isolamento social. O setor informal do mercado de trabalho respondia, em janeiro, por mais de 40% das ocupações. Em julho, esse número estava em 33,6% do mercado, chegando, em agosto, a 33,9%.

As taxas oficiais até aqui registradas resultam do fato de que grande número dos que perderam empregos ou ficaram impossibilitados de trabalhar não voltou a procurar ocupação. Em junho, por exemplo, dos que ficaram desocupados, apenas 5% voltou a procurar por trabalho. Indicador dessa situação, em agosto, enquanto o total da força de trabalho (pessoas ocupadas mais as desocupadas) aumentou 1,4% sobre julho, a população ocupada cresceu 0,8%.

Esse aumento na população ocupada reverteu em parte o decréscimo observado desde maio. A queda de maio a agosto chegou a 2,4% do total de ocupados, reduzindo o total a 84,4 milhões de pessoas, o mais baixo da série da PNAD Contínua, iniciada em 2012.

Pela primeira vez desde o início da pesquisa, menos da metade das pessoas em idade de trabalhar está trabalhando. Considerando a existência de uma forte correlação inversa entre a taxa de desemprego e os índices de distanciamento social – na medida em que a taxa de distanciamento cai, a de desemprego tende a aumentar -, é praticamente inevitável uma alta contínua da taxa de desemprego, nos próximos meses.

Com a gradual reabertura das atividades econômicas, notadamente as ligadas ao comércio, a taxa de desemprego pode avançar até perto de 20% da força de trabalho. Um recorde que embute indicação segura de que a recuperação da economia como um todo tende a ser lenta.

Fonte: Uol

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais