spot_img

Membro da Otan, Turquia se opõe à entrada de Suécia e Finlândia

O presidente turco indicou que a Turquia poderia usar seu status de membro da Otan para vetar as duas nações

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta sexta-feira, 13, que seu país “não é favorável” a que Finlândia e Suécia ingressem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com isso, ele indicou que a Turquia poderia usar seu status de membro da aliança militar para vetar as duas nações.

“Nós estamos acompanhando com cuidado os fatos envolvendo Suécia e Finlândia, mas não temos uma opinião favorável”, disse Erdogan a repórteres. Ele disse que a Suécia e outros países escandinavos supostamente apoiariam militantes curdos e outros considerados terroristas pela Turquia. Também acusou a Grécia, aliada da Otan, de usar a aliança contra a Turquia, dizendo que Ancara não quer repetir esse “erro”.

Erdogan não disse claramente que bloquearia qualquer tentativa de acesso dos dois países nórdicos, mas a Otan toma todas as decisões por consenso, portanto cada um dos 30 membros teria potencial poder de veto sobre novos integrantes.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, já disse que, caso os dois países façam um pedido formal, seriam bem-vindos. Vários funcionários da Otan disseram que o procedimento para acesso poderia levar “algumas semanas”, embora possa levar cerca de seis meses para os membros ratificarem o protocolo de acesso. 

Suécia indica adesão à Otan

A Suécia sinalizou nesta sexta-feira, 13, que deve seguir o exemplo da Finlândia e solicitar a adesão à Otan. Autoridades do governo sueco se mostraram favoráveis à entrada na aliança, após a apresentação de um relatório estratégico ao Parlamento que indica o ingresso no bloco.

A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, afirmou que a entrada na Otan ajudaria a estabilizar o país, além de beneficiar outras nações ao redor do Mar Báltico. “A adesão da Suécia à Otan aumentaria o limite para conflitos militares e, portanto, teria um efeito de prevenção de conflitos no norte da Europa”, disse Linde a repórteres ao apresentar um relatório sobre segurança ao Parlamento.

De acordo com o relatório elaborado pelo governo e por partidos no Parlamento, apresentado antes da decisão final sobre o ingresso, a adesão da Suécia à Otan elevaria “o limiar (de deflagração) dos conflitos militares” e teria um efeito dissuasivo.

Caso a decisão se confirme após as tratativas no Parlamento, a Suécia romperá com quase 200 anos de neutralidade e não alinhamento militar, tomando o lado da Otan na disputa geopolítica europeia. “O não alinhamento militar nos serviu bem, mas estamos em uma nova situação agora”, acrescentou Linde.

O relatório, intitulado “Deterioração do ambiente de segurança – implicações para a Suécia”, concluiu que “se a Suécia e a Finlândia fossem membros da Otan, todos os países nórdicos e bálticos seriam cobertos por garantias de defesa coletiva”.

“A incerteza atual sobre que forma a ação coletiva tomaria se ocorresse uma crise de segurança ou um ataque armado diminuiria” acrescentou. Os comentários da ministra e a apresentação do relatório vêm um dia depois que os líderes da Finlândia se comprometeram a solicitar o ingresso na aliança de 30 nações. (Com agências internacionais)

Estadão Conteúdo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais