A B2W, dona da Americanas.com e Submarino, anunciou nesta segunda-feira (3) acordo para integrar lojas dos shoppings da Multiplan em sua plataforma de marketplace, acelerando os planos da gestora de centros comerciais no varejo online.
O acordo envolve 5.800 lojas nos 19 shopping centers operados pela Multiplan e permite modalidades como envio dos produtos diretamente dos pontos de venda para os clientes e click and collect, quando o cliente compra pela internet e retira na loja.
A partir da integração, os consumidores também poderão comprar e receber seus produtos no mesmo dia dentro do aplicativo da Americanas.
O movimento faz parte do esforço de lojistas de shopping centers para se digitalizar. Com o acordo, os varejistas ganham ferramentas já prontas de venda online, além de mais uma vitrine para seus produtos.
Entre os shoppings da Multiplan estão o Morumbi Shopping, o Shopping Vila Olímpia e o Anália Franco, em São Paulo; o Barra Shopping e Village Mall, no Rio de Janeiro e o Park Shopping Barigui, em Curitiba.
O acordo também envolve o Delivery Center, empresa que tem como sócios a Multiplan, sua concorrente brMalls e os ex-presidente da Lojas Renner, José Galló.
Entre os serviços prestados pela Delivery Center estão entregas de compras realizadas no e-commerce de shoppings no mesmo dia. Isso ocorre por meio de motoboys parceiros, modelo similar ao adotado por aplicativos como Uber Eats e Rappi. Já são mais de 17 mil entregadores parceiros.
Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan, disse em entrevista ao CNN Brasil Business que houve um aumento de 30% nos serviços da empresa nos shoppings da Multiplan com a pandemia. A empresa também adotou vendas no estilo “drive-thru”, em que o cliente passa de carro para pegar a compra.
Do lado da B2W, este também não é um movimento isolado. Na semana passada, a empresa anunciou uma parceria com o Bob’s para conectar 1.200 lojas da rede ao marketplace. O cliente agora pode receber um lanche e receber a refeição em minutos.
Para a dona da Americanas.com e Submarino ter mais 5.800 vendedores em sua plataforma é extremamente positivo, já que os marketplaces ganham dinheiro com as taxas que cobram sobre cada venda feita a partir das plataformas.
Fonte: CNN Brasil