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Na Zee.Dog Kitchen, técnica da papinha de bebê dá escala à comida natural para pets

Marca conseguiu substituir linha de congelados e vai distribuir produtos a 54 países

Pouco mais de um ano depois de comprar a Eleven Chimps para entrar no negócio de comida para animais de estimação, a Zee.Dog conseguiu chegar a um formato escalável para a vertical Zee.Dog Kitchen.

Com investimento de R$ 10 milhões, maquinário trazido de quatro países e uma sequência de testes e P&D, a fábrica já é a maior da América Latina na produção de alimentação natural para pets – mas o pulo do gato foi chegar à fórmula que permite deixar a linha de congelados de lado (que impera na categoria) e produzir os potes guardados em temperatura ambiente (“shelf stable”).

Os legumes e vegetais vêm de produtores locais. Lacrados na embalagem, tem validade de um ano. A capacidade inicial da fábrica é de 3,6 mil toneladas de alimentação natural por ano, mirando um faturamento de R$ 250 milhões na disputa da categoria superpremium.

Quem está no comando da Zee.Dog Kitchen é Pedro Vital Brazil, o fundador da Eleven Chimps. Ele fundou a marca em 2015, inspirado na indústria americana, e garante que comida natureba para cachorro não é frescura – “tipo colocar cachorro em carrinho de bebê”.

“O movimento da comida natural para cachorro começou nos anos 2000 na Califórnia, para pegar todo o conhecimento cientifico desenvolvido pela indústria desde que a ração foi inventada, na década de 50, e aplicar isso numa matéria-prima saudável”, diz Brazil. “A gente começou isso no Brasil uma década depois e teve um alinhamento planetário de valores pessoais e profissionais com a Zee.Dog, mas ainda tínhamos o desafio do congelado.”

O coração da fábrica é o maquinário francês que permite a conservação de um microssistema estável dentro do pote de vidro. “Ele fica instável quando é aberto, e aí a conservação é de cinco dias na geladeira. É a mesma coisa da papinha de bebê da Nestlé”, explica Brazil.

Adepto da alimentação natural, o cofundador e CEO da Zee.Dog, Felipe Diz, reproduzia o cardápio para seu pet comprando os congelados da Eleven Chimps, o que chamou atenção para o M&A lá atrás.

“A Zee.Dog queria entrar nessa vertente, que é composta por companhias menores com qualidade fenomenal, mas sem muita praticidade, porque a comida precisa ir para o freezer e depois para o microondas”, conta Diz. “Nosso desafio era oferecer a comida de maior qualidade do mundo para cachorro, da forma mais prática e mais sustentável.”

Não ser congelado dá escalabilidade porque dispensa a distribuição por caminhão refrigerado e o estabelecimento não precisa ter freezer para conservação, explica Diz. “Facilita muito a dinâmica mesmo antes de chegar à casa do cliente, que também tem muito mais conveniência”.

A Petz comprou a Zee.Dog em agosto passado, mas a marca mantém uma operação independente embaixo dessa estrutura societária. “O desfecho para o que tínhamos projetado na vertical Kitchen é o mesmo de antes da compra pela Petz. A diferença é que agora a gente tem um gorila de 800 kg no corner, para ajudar na disputa”, avalia Diz.

A Zee.Dog Kitchen vai fazer a distribuição nas lojas da Petz, mas não fica limitada à rede. Além de ecommerce, a Zee.Dog vai distribuir nos canais que já estabeleceu com a linha de acessórios – mais de 20 mil pet shop e cadeias de varejo em 54 países.

Fonte: Pipeline Valor

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