A Nike foi a marca mais influente no ambiente digital brasileiro no mês passado, seguida de Facebook e do café Três Corações. Os dados fazem parte do ranking das 100 Marcas Mais Influentes do país, levantamento inédito elaborado pela consultoria Quaest para a Oficina, nova consultoria de reputação de marcas do grupo In Press.
O ”The Most Influential Digital Brands” se baseia no Índice de Popularidade Digital (IPD), ferramenta patenteada pela Quaest que usa inteligência artificial para medir a influência de políticos e personalidades nas redes. O estudo leva em conta 152 variáveis e mede fama, engajamento, valência (se as referências são positivas ou negativas) e capacidade de mobilização, que é o compartilhamento espontâneo.
Com a nova ferramenta, a Oficina fará o monitoramento diário da influência das marcas, produzindo recortes mensais.
— A mensuração de reputação de marcas sempre foi algo meio intangível. Agora podemos dizer que conseguimos efetivamente mensurar e identificar, pelos mapas de calor da ferramenta, os problemas que afetam a imagem da marca — diz Patrícia Marins, CEO da Oficina. — A reputação representa 80% do valor de uma marca. E na pandemia, com a agenda ESG ganhando mais relevância, surge uma necessidade de se relacionar com todos os diferentes públicos, como funcionários, comunidades ou movimentos sociais como Black Lives Matter.
No topo das 10 marcas mais influentes no mês de julho estão duas empresas de capital aberto na bolsa, a Rumo (4a mais influente) e a MRV Engenharia (6a posição). No caso da MRV, também pesou o naming right do estádio do Mineirão, rebatizado de Arena MRV. A Avon também aparece no ranking, em 5° lugar. Em 7° aparece a Globo, seguida de Coca-cola, McDonald’s e Ipiranga.
Marcas mais influentes (julho):
Nike
Três Corações
Rumo
Avon
MRV
Globo
Coca-Cola
McDonald’s
Ipiranga
Fonte: The Most Influential Brands (Oficina/Quaest)
Fonte: O Globo