spot_img

OMS investiga novo caso de ebola na República Democrática do Congo

Um novo caso de ebola está sendo investigado na República democrática do Congo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades locais. A informação foi confirmada neste sábado, quatro meses após o fim da segunda epidemia do vírus na Guiné.

O Ministério da Saúde congolês informou na noite de sexta-feira que um menino de três anos que foi hospitalizado com a doença morreu no dia 6 de outubro. Deste então, cerca de 100 pessoas que podem ter sido expostas ao vírus foram identificadas e estão sendo monitoradas.

A criança vivia na cidade de Beni, na província de Kivu do Norte. Em comunicado, a diretora regional da OMS na África, Matshidiso Moeti, afirmou que o fato de o local já ter sido atingido por outros surtos no últimos anos, “criou uma experiência local e de conscientização da comunidade, abrindo caminho para uma resposta rápida”.

Butsili fica perto de Beni, uma cidade que foi um dos epicentros de um dos surtos mais mortais do vírus, entre os anos de 2018 e 2020. Conforme a OMS, não é incomum que casos esporádicos ocorram após um grande surto, “mas é muito cedo para dizer se este caso está relacionado aos casos anteriores”.

Um relatório sobre o caso apontou que três vizinhos da criança também apresentaram sintomas de ebola no mês passado e faleceram. Ao contrário do menino, porém, não foram testados para a doença.

A República Democrática do Congo registrou 12 surtos de ebola desde que uma equipe de pesquisadores belgas descobriu o vírus, em 1976. A última ocorrência foi em maio de 2021.

Fonte: Agência O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais