quarta-feira, julho 15, 2020
Outros

    Por que o Irã pediu a prisão de Trump à Interpol?

    Em Destaque

    Eneva tem nova proposta pela AES Tietê em disputa que balança o mercado

    Uma disputa no setor elétrico está balançando o segmento de energia e sendo acompanhado de perto por...

    Fábricas deixam a Argentina e migram para o Brasil

    Ao menos três empresas do setor automotivo anunciaram, nas últimas duas semanas, o fechamento de fábricas na...

    Agora vai? Os movimentos de Guedes para encampar a reforma tributária

    Há mais de um ano o país se prepara para receber a proposta de reforma tributária do...

    O Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani no Iraque, em janeiro de 2020.

    O promotor de Teerã, Ali Alqasimehr, diz que Trump e outras 35 pessoas são acusados de assassinato e terrorismo, e que a Interpol foi instada a ajudar a detê-los.

    No entanto, a Interpol disse que não levaria em conta o pedido iraniano. O representante especial dos EUA para o Irã disse que o mandado era uma propaganda que ninguém levaria a sério.

    Soleimani morreu em um ataque feito por um drone perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, ordenado por Trump. O presidente americano alegou que o general foi responsável pela morte de centenas de soldados americanos e planejava novos ataques.

    O Irã respondeu disparando mísseis balísticos nas bases militares iraquianas que abrigam as forças americanas.

    “Cerca de 36 indivíduos foram identificados em conexão com o assassinato do Hajj Qasem. Eles supervisionaram, agiram e ordenaram”, disse Alqasimehr, segundo a agência de notícias Mehr.

    “Isso inclui oficiais políticos e militares dos Estados Unidos e de outros países, para quem o judiciário emitiu mandados de prisão e a Interpol emitiu alertas vermelhos”.

    Trump estava no topo da lista e sua prisão seria ordenada mesmo após o término de seu mandato na Presidência, acrescentou o promotor.

    O vice-ministro das Relações Exteriores Mohsen Baharvand disse que o judiciário do Irã em breve indiciará os responsáveis ​​pelo ataque ao General Soleimani e espera identificar os operadores do drone, de acordo com a agência de notícias Isna.

    “O Irã não interromperá seus esforços até que essas pessoas sejam levadas à justiça”, declarou.

    ‘Ninguém leva a sério’

    Um Alerta Vermelho da Interpol é uma solicitação para a aplicação da lei em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, renúncia ou ação legal semelhante. Não é um mandado de captura internacional.

    O representante especial dos EUA, Brian Hook, disse: “Nossa avaliação é de que a Interpol não intervém e emite alertas vermelhos baseados em questões políticas”.

    “Isso é uma questão política. Isso não tem nada a ver com segurança nacional, paz internacional ou promoção da estabilidade… É uma propaganda que ninguém leva a sério”.

    A Interpol, sediada na cidade francesa de Lyon, disse posteriormente à BBC que não consideraria o pedido de ajuda iraniano.

    Sob sua constituição, é “estritamente proibido a organização empreender qualquer intervenção ou atividade de caráter político, militar, religioso ou racial”, afirmou o documento.

    Analistas dizem que a emissão do mandado de prisão é pouco mais que um gesto simbólico do Irã, mas reflete a profundidade da animosidade sentida em relação ao presidente Trump.

    Fonte: BBC

    Serviços

    Buscamos Sócios Empreendedores

    Estamos selecionando empreendedores, em âmbito nacional,  que possuam negócios que precisam ser profissionalizados ou re-estruturados. Os segmentos a seguir...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Há sempre possibilidades de melhorias

    "O Brasil possui excelentes profissionais de consultoria. Nesta crise é necessário muita dedicação na busca de soluções para os problemas. Em situações...

    Quanto a minha empresa perdeu de valor na Pandemia?

    Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A...

    Pré Auditoria

    A Profiting, utiliza o serviço de Pré Diligência, como procedimento básico para qualquer negociação de venda de uma empresa cliente. Com foco...

    Últimas Notícias

    Retomada da medição da Enel aumenta conta de luz em até 100%

    A retomada da medição presencial de luz feita pela distribuidora de energia elétrica Enel São Paulo elevou...

    Padtec se prepara para captar recursos na Bolsa

    A Padtec concluiu a última etapa do processo de incorporação de suas ações pela Padtec Holding, antiga...

    Veja outras matérias