spot_img

Problema dos combustíveis deve ser resolvido de forma coordenada, diz economista

Governo Federal, estados e municípios devem procurar uma solução conjunta para a alta dos combustíveis. Essa é a avaliação do economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Gesner Oliveira em entrevista à CNN neste domingo (10).

Mudanças em impostos estaduais, com o ICMS, não podem ser feitas de forma repentina, comentou. “A situação dos estados é tão ou mais crítica que a do governo federal. Municípios, estados e governo federal precisam pensar em uma solução. Alguns estados perdem muita arrecadação. Não pode subitamente alterar isso para solucionar o preço dos combustíveis. Tem que ser resolvido de uma forma coordenada, não afetando muito diretamente esta ou daquela esfera de governo.”

Ele citou a alta da taxa Selic como solução para manter o controle da inflação. “Esperamos que até o fim do ano ela seja aumentada duas vezes para chegar a 8,25%. Porém isso não é suficiente para resolver todos os problemas”, comentou.

“É importante pensar como amortecer a variação de preço dos combustíveis no mercado doméstico. Isso poderia ser feito com um fundo de estabilização, que teria de ter a cooperação dos estados e governo federal. Não acho oportuno ficar jogando a culpa, é preciso haver uma cooperação para haver um arranjo. Estamos precisando de mais cooperação e menos confrontação entre as esferas de governo”, disse Oliveira.

Em 2022 a situação pode piorar, alertou o economista. “Infelizmente anos eleitorais são mais instáveis, e temos um mundo bastante instável. Há uma expectativa também de como vai evoluir o ano eleitoral, se vai haver ou não polarização, isso pode gerar mais instabilidade, que acaba repercutindo sobre o câmbio, o que afeta nosso bolso. O ano eleitoral pode acentuar a elevação da taxa de inflação. Isso precisa ser olhado com muito cuidado.”

Fonte: CNN Brasil

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais