segunda-feira, setembro 28, 2020
Outros

    Trabalho remoto avança entre servidores, mas diminui no setor privado, diz Ipea

    Em Destaque

    Linx: em meio à guerra entre Stone e Totvs, acionista misterioso compra 5%

    A assembleia de Linx sobre as ofertas de Stone e Totvs ainda não foi convocada e não...

    Governo pode compensar desoneração da folha com imposto sobre dividendos

    Era para ser só um mini-pronunciamento com o objetivo de mostrar que o ministro da Economia e...

    Esqueça o TikTok: o aplicativo mais poderoso da China é o WeChat

    Logo depois das eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, Joanne Li percebeu que o aplicativo que...

    O trabalho remoto avançou entre o funcionalismo público em junho, mas diminuiu no setor privado, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em meio à flexibilização das medidas de isolamento social no combate à disseminação do novo coronavírus, o total de pessoas em trabalho remoto no setor privado caiu de 5,931 milhões em maio para 5,707 milhões em junho, 224 mil trabalhadores a menos. Já no setor público, o trabalho remoto alcançava 2,778 milhões de pessoas em maio, subindo a 2,987 milhões em junho, 209 mil servidores a mais atuando à distância.

    O levantamento tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Segundo o Ipea, 20,889 milhões de trabalhadores ocupados no País teriam potencial de atuar por teletrabalho: 71,7% estão no setor privado, o equivalente a 14,977 milhões de pessoas, enquanto os demais 28,3% atuam no setor público, 5,912 milhões de servidores.
    Em junho, a fatia de funcionários públicos com potencial para desempenhar suas funções via trabalho remoto alcançava 50,7% do total de servidores, enquanto, no setor privado, os trabalhadores com potencial de teletrabalho representavam apenas 18,6% dos ocupados.

    Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público estavam trabalhando de forma remota, 1,9 ponto porcentual acima do estimado em maio. No setor privado, a fatia de pessoas em teletrabalho desceu de 8,2% em maio para 8,0% em junho.

    “Observando o teletrabalho no nível da Unidade da Federação, tem-se alguns casos de ampliação da porcentagem de pessoas ocupadas, não afastadas, trabalhando de forma remota, como Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Sergipe. Outros Estados, como Amazonas, Alagoas e Amapá, reduziram a porcentagem de pessoas em home office, levando a perdas de posições no ranking do trabalho remoto dos Estados”, ressaltaram os autores do estudo, feito em parceria pelos pesquisadores Geraldo Góes e Felipe Martins, do Ipea, e José Antônio Sena, do IBGE.

    O levantamento mostra ainda que a maioria dos trabalhadores na ativa remotamente é mulher, tem entre 30 a 39 anos, de cor branca e com nível superior de instrução.

    Estadão Conteúdo

    Serviços

    Buscamos Empreendedores para parcerias.

    Foto: Moyses Samuel, Presidente do grupo Profiting. Estamos selecionando empresários, em âmbito nacional, que possuam negócios que precisam ser...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Há sempre possibilidades de melhorias

    "O Brasil possui excelentes profissionais de consultoria. Nesta crise é necessário muita dedicação na busca de soluções para os problemas. Em situações...

    Quanto a minha empresa perdeu de valor na Pandemia?

    Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A...

    Pré Auditoria

    A Profiting, utiliza o serviço de Pré Diligência, como procedimento básico para qualquer negociação de venda de uma empresa cliente. Com foco...

    Últimas Notícias

    Reestruturação da XP Inc é inevitável, e Credit Suisse reforça cautela com ação

    A XP Inc (XP) anunciou uma reestruturação da parceria com sua controladora XP Controle, que, segundo a...

    Governo quer derrubar proteção de manguezais e restingas

    O Ministério do Meio Ambiente está prestes a derrubar um conjunto de resoluções que hoje delimitam as...

    Veja outras matérias