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Unicórnios velozes desaparecem com frequência

As startups que rapidamente alcançam o status de unicórnio geralmente não sustentam suas altas avaliações. Enquanto alguns chegam a alturas maiores, um grande público em setores como scooters e entrega instantânea de supermercado não correspondeu às altas expectativas iniciais.

Para ter uma ideia de como se tornar um unicórnio precoce se correlaciona com o sucesso futuro, listo neste texto uma amostra de empresas que ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em menos de dois anos após a fundação. Em seguida, os categorizo com base em sua capacidade de sustentar altas avaliações e crescimento do mercado. As três categorias são: Quedas rápidas, flops do mercado público e aqueles para quem o veredito ainda aguarda.

Quedas rápidas

Em primeiro lugar, é óbvio que muitas startups que se juntaram rapidamente ao rebanho de unicórnios também desapareceram rapidamente.

O garoto-propaganda desse fenômeno é provavelmente o Clubhouse, a plataforma de rede social baseada em áudio que se tornou uma coisa no início de 2021 para a multidão pandêmica que trabalha em casa. À medida que os downloads apenas para convidados do Clubhouse aumentaram, o mesmo aconteceu com seu cache entre os investidores. O aplicativo, lançado em 2020, conquistou uma Série B em abril de 2021 com uma avaliação de US$ 4 bilhões.

As coisas foram em grande parte ladeira abaixo desde então. Enquanto o Clubhouse ainda está por aí, não é mais uma propriedade badalada. O aplicativo ocupa a 67ª posição nos EUA na categoria social na Google Play Store, por AppBrain. Enquanto isso, procurando estreitar seu foco, o Clubhouse teria realizado demissões em junho.

Os serviços de entrega instantânea de supermercados Gorillas e Jokr também foram rápidos em subir e depois vacilar.

A Gorillas, com sede em Berlim, fundada em 2020, arrecadou quase US$ 1,3 bilhão em 2021, com uma avaliação pós-dinheiro de cerca de US$ 3 bilhões. Mais recentemente, a trajetória da empresa foi marcada por demissões, êxodo de vários mercados e foco no corte de queima de caixa.

Enquanto isso, o provedor de entrega rápida Jokr, fundado em 2021, levantou US$ 430 milhões no ano passado e registrou um dos caminhos mais rápidos para o status de unicórnio de qualquer startup. Também desacelerou rápido. Neste verão, a empresa anunciou que estava fechando as operações de Nova York e Boston, pois se concentra na América Latina.

Os mercados públicos não suportam esses números

Às vezes, os investidores de risco dão às empresas avaliações muito mais altas do que os mercados públicos suportam.

Este foi o caso da Bird, a plataforma de aluguel de e-scooter que atingiu o patamar de unicórnio no outono de 2017, apenas alguns meses após seu lançamento. Nos anos seguintes, suas scooters de marca tornaram-se onipresentes nas ruas das grandes cidades.

Então, em maio de 2021, a Bird anunciou que iria a público por meio de uma fusão SPAC com uma avaliação inicial esperada de cerca de US$ 2,3 bilhões. Funcionou mal. A Bird despencou imediatamente após concluir sua fusão em novembro. Até agora este ano, o preço caiu ainda mais, com as ações recentemente sendo vendidas a 36 centavos cada.

A Desktop Metal, a empresa de impressão 3D que teve uma ascensão incomumente rápida para uma avaliação de mais de um bilhão, também tem lutado nos mercados públicos. Embora a ação tenha tendência de alta por alguns meses após sua estreia na NYSE em dezembro de 2020, desde então ela sofreu uma forte reversão. Hoje, o valor de mercado da Desktop Metal é de cerca de US$ 800 milhões. Isso não é uma ninharia, mas certamente está bem abaixo de sua avaliação como empresa privada.

Nova perspectiva de unicórnios velozes parece duvidosa

No ano passado, estabeleceu o recorde de todos os tempos para investimentos em startups, e muitos membros do clube do unicórnio rápido cunharam avaliações de mais de bilhões apenas alguns meses ou trimestres atrás. Assim, é especulativo avaliar se esses valores se manterão no curto ou longo prazo.

Até agora, parece duvidoso para vários.

Por um lado, algumas delas foram tendências de mercado impulsionadas pela pandemia que estão mostrando sinais de retrocesso. Por exemplo, a Hopin, uma plataforma para gerenciamento de eventos virtuais, híbridos e ao vivo que foi fundada em 2019, faturou US$ 1 bilhão em 2020 e 2021, atingindo uma avaliação máxima de US$ 7,75 bilhões.

Um ano depois, Hopin está cortando. A empresa com sede em Londres demitiu 29% de sua equipe em julho, depois de cortar 12% alguns meses antes. A empresa também está reposicionando sua oferta para um apelo mais amplo em um mundo onde os eventos ao vivo estão de volta à moda.

A Thrasio, um agregador de marcas online que vendem na Amazon, também rapidamente atingiu uma alta avaliação. Fundada em 2018, a empresa de Massachusetts levantou US$ 2,2 bilhões em financiamento de capital e US$ 1,2 bilhão em dívidas até o final de 2021 para alimentar seu crescimento ultrarrápido.

Então sua sorte mudou. Em maio de 2022, a Thrasio estava realizando demissões, e os planos para uma oferta pública com uma avaliação potencial de US$ 10 bilhões foram deixados de lado à medida que o crescimento do comércio eletrônico nos EUA diminui.

O Yuga Labs, conhecido por seus NFTs Bored Ape Yacht Club, também está enfrentando um ambiente muito alterado, mas, no entanto, parece estar se saindo bem. A empresa com sede em Miami, fundada em 2021, levantou US$ 450 milhões em março, com uma avaliação de US$ 4 bilhões. Pouco depois, os preços de suas imagens de assinatura atingiram o pico. Mas, embora tenham caído, mesmo o mais barato ainda estava sendo vendido recentemente por cerca de US $ 110.000.

Depois, há o Pacaso, um serviço de dois anos com sede em São Francisco para comprar participações em segundas residências que atingiram o status de unicórnio apenas cinco meses após o lançamento. Desde então, os mercados imobiliários dos EUA vêm mudando rapidamente diante do aumento acentuado das taxas de hipoteca. No entanto, provavelmente é muito cedo no momento para conjecturar sobre como o modelo de negócios da Pacaco se sairá.

Dois outros unicórnios recentemente cunhados – a startup de segurança cibernética Wiz, com sede em Tel Aviv, e os pagamentos de criptomoedas com sede em Miami e a novata da NFT MoonPay – caem em um balde semelhante. Levará tempo para verificar como eles estão conseguindo crescer nestes tempos de escassez.

Há uma lição aqui?

Existem lições a serem aprendidas com a multidão de unicórnios? Um óbvio é que gerar buzz e altas avaliações em um estágio inicial não é um indicador confiável de sucesso futuro. Outra é que, quando você está apostando em uma tendência, certifique-se de que ela pareça duradoura (e não, digamos, uma adaptação temporária causada por uma pandemia).

Ainda assim, há alguma verdade na noção de que empresas transformadoras e fundadores podem ser reconhecidos cedo. Quando a Apple, com quatro anos de idade, abriu seu capital em 1980, por exemplo, já era uma empresa lucrativa com um produto de sucesso. O Google, fundado em 1998, levou apenas alguns anos para dominar o espaço dos mecanismos de busca.

Então, sim, provavelmente é realista esperar que alguns desses unicórnios rápidos voem a alturas incríveis. Muitos, no entanto, cairão por Terra.

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