spot_img

Virgin Atlantic, do bilionário Richard Branson, pede recuperação judicial nos EUA

A Virgin Atlantic Airways, do bilionário Richard Branson, entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos na terça-feira. O empresário informou à Justiça de Londres que ficará sem dinheiro no próximo mês, caso um acordo com credores não seja aprovado.

A companhia aérea britânica apresentou sua petição ao Distrito Sul de Nova York. Em vez de o pedido citar o usual capitulo 11 para a recuperação judicial, o empresário se valeu do capítulo 15, que permite a empresas estrangeiras com ativos nos EUA e não listadas nas Bolsas do país se protegerem de credores enquanto trabalham em um plano de recuperação em sua terra natal.

A empresa havia dito durante um processo no Reino Unido que planejava solicitar a proteção nos EUA enquanto finaliza um plano de ajuda financeira que já é apoiado pela maioria das partes interessadas.

A Virgin está tentando garantir um socorro de 1,2 bilhão de libras (US$ 1,6 bilhão), anunciado em julho.

– O processo que pedimos para ser reconhecido é uma reestruturação solvente de uma empresa inglesa – disse um porta-voz da Virgin sobre o pedido do capítulo 15. O processo no Reino Unido continua com o apoio da maioria de seus credores, informou a empresa.

As companhias aéreas estão sob pressão à medida que as pessoas evitam voos para evitar a exposição ao coronavírus.

Três das maiores companhias aéreas da América Latina – Latam Airlines, Avianca Holdings e Grupo Aeromexico – estão se reorganizando no tribunal de falências de Nova York.

Vendas em queda

Pelo menos quatro companhias aéreas regionais dos EUA entraram em colapso, e a receita de operadoras com vastas redes internacionais poderá ver as vendas caírem 66% este ano, de acordo com um relatório da Bloomberg Intelligence.

Desde 1º de janeiro, as reservas da Virgin caíram 89% em relação ao ano anterior, e a demanda para o segundo semestre de 2020 despencou para apenas 25% dos níveis de 2019, de acordo com documentos judiciais.

“O grupo e seus negócios foram afetados negativamente pela pandemia de Covid-19, que causou uma paralisação quase sem precedentes na indústria global de aviação de passageiros”, segundo os documentos do tribunal. “A aviação foi uma das primeiras indústrias a serem afetadas pela pandemia de Covid-19 e provavelmente será uma das últimas a se recuperar totalmente”.

O plano de reestruturação da Virgin no Reino Unido depende da aprovação de seu pedido do capítulo 15 nos EUA, disse a empresa em seu processo judicial. Sem o plano, há incerteza se a Virgin pode obter apoio credor suficiente para implementar sua reestruturação a tempo de evitar entrar em um processo formal de insolvência, segundo o documento.

A Delta Airlines possui uma participação acionária de 49% na Virgin Atlantic, controladora da companhia aérea. “A Delta continua apoiando firmemente sua parceira Virgin Atlantic enquanto a companhia aérea prossegue com o plano de recapitalização totalmente financiado que anunciou em julho”, afirmou a Delta em comunicado.

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais